Repsol avança na transição energética
A Repsol é outra marca a avançar na transição energética, e nesse contexto tem uma nova estação de serviço em Portugal em Vila Nova da Rainha, Azambuja, com combustíveis 100% renováveis, a segunda com este tipo de combustível e a HAVI, um operador logístico da zona, que está a seguir a rota da descarbonização das suas frotas, é o principal cliente, embora o produto esteja disponível para todas as frotas, que está em curso desde abril.
Como se sabe, os combustíveis renováveis são produzidos a partir de matérias-primas de origem renovável.
Têm propriedades semelhantes às dos combustíveis convencionais e são compatíveis com os motores existentes, permitindo-lhes reduzir as emissões de CO2 de forma rápida e económica.
A Repsol tem realizado vários testes pilotos em Espanha desde 2022, como parte dos seus esforços para descarbonizar o transporte rodoviário pesado. Os biocombustíveis avançados e os combustíveis sintéticos são uma alternativa prontamente disponível para todos os segmentos de transporte e a principal solução para a aviação, o transporte marítimo e o transporte rodoviário pesado, que atualmente não têm alternativa viável em termos de eletrificação. Além disso, estes combustíveis contribuem para a descarbonização dos veículos atuais em circulação, uma vez que são compatíveis com os motores de combustão atuais.
A Repsol tem previsto chegar ao final do ano com este combustível disponível em 10 estações de serviço em Portugal e 50 em Espanha.
Para Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portuguesa, “a inauguração da segunda estação de serviço com combustíveis 100% renováveis em Vila Nova da Rainha, no âmbito do nosso teste piloto, é mais um marco importante nesta nossa jornada rumo a um futuro sustentável. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros, clientes e a comunidade para impulsionar a inovação e oferecer alternativas renováveis e de baixo carbono que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente.”
0 comentários