Fuchs reforça aposta no desporto motorizado em 2025
Indústria europeia de fornecimento de veículos automóveis cortou 54 mil empregos em 2024

Repsol avança na transição energética

By on 26 Junho, 2023

A Repsol é outra marca a avançar na transição energética, e nesse contexto tem uma nova estação de serviço em Portugal em Vila Nova da Rainha, Azambuja, com combustíveis 100% renováveis, a segunda com este tipo de combustível e a HAVI, um operador logístico da zona, que está a seguir a rota da descarbonização das suas frotas, é o principal cliente, embora o produto esteja disponível para todas as frotas, que está em curso desde abril.

Como se sabe, os combustíveis renováveis são produzidos a partir de matérias-primas de origem renovável.

Têm propriedades semelhantes às dos combustíveis convencionais e são compatíveis com os motores existentes, permitindo-lhes reduzir as emissões de CO2 de forma rápida e económica.

A Repsol tem realizado vários testes pilotos em Espanha desde 2022, como parte dos seus esforços para descarbonizar o transporte rodoviário pesado. Os biocombustíveis avançados e os combustíveis sintéticos são uma alternativa prontamente disponível para todos os segmentos de transporte e a principal solução para a aviação, o transporte marítimo e o transporte rodoviário pesado, que atualmente não têm alternativa viável em termos de eletrificação. Além disso, estes combustíveis contribuem para a descarbonização dos veículos atuais em circulação, uma vez que são compatíveis com os motores de combustão atuais.

A Repsol tem previsto chegar ao final do ano com este combustível disponível em 10 estações de serviço em Portugal e 50 em Espanha.

Para Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portuguesa, “a inauguração da segunda estação de serviço com combustíveis 100% renováveis em Vila Nova da Rainha, no âmbito do nosso teste piloto, é mais um marco importante nesta nossa jornada rumo a um futuro sustentável. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros, clientes e a comunidade para impulsionar a inovação e oferecer alternativas renováveis e de baixo carbono que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)