Xiaomi SU7: O primeiro passo no mundo dos veículos elétricos, com um preço surpreendente
A Xiaomi fez hoje o lançamento do seu SU7, o primeiro veículo elétrico do gigante tecnológico chinês, que entra agora no competitivo mundo dos veículos elétricos.
A ambição é grande: em 15 /20 anos, a Xiaomi quer entrar no top 5 das maiores construtores de automóveis do mundo. Este primeiro produto, o SU7 levou a um investimento de 1,3 mil milhões de euros, aproveitando todo o conhecimento de 13 anos de trabalho na área da tecnologia.
A forma como a Xiaomi avançou para este projeto mostra de forma clara o desafio que as fabricantes europeias têm pela frente. Com três anos de trabalho árduo, a Xiaomi apresenta um produto com muitos pontos interessantes, testado de forma intensiva, com 5,4 milhões de quilómetros acumulados, em mais de 300 cidades na China e com 76 carros de teste a recolher dados para melhorar o produto final.
A Xiaomi apresentou o SU7 como o carro de sonho, com a mais recente tecnologia, com performance digna de nota, bonito e fácil de usar, aliando a tudo isto, a qualidade.
O carro foi pensado numa abordagem global, com o conforto e a praticidade de mão dada com a performance. Que performance? 663 CV de potência, 838 Nm de binário, 2,78seg. dos 0 aos 100km/h, 10,6 seg. dos 0 aos 200km/h, 265km/h de velocidade máxima e uma distância de travagem de 33,3 metros dos 100km/h aos 0. A autonomia anunciada vai dos 700km aos 810km na versão topo de gama, com 510km de autonomia numa carga rápida de 15 minutos. Com 5 minutos, poderá fazer 138 km.
Tudo isto com um interior pensado para ser prático, com muita tecnologia, com a Xiaomi a usar todo o seu conhecimento para criar um sistema de infotainment ajudado com inteligência artificial, com um painel de instrumentos rotativo de 7,1 polegadas e um ecrã centra de 16,1 polegadas, com a possibilidade de ter dois tablets acoplados nos bancos de trás que automaticamente se ligam ao veículo
Estes são apenas alguns números deste carro. Mas o número que talvez irá dar mais que falar… é o preço. A Xiaomi anunciou o preço de 215,900 yuan (aproximadamente 28.200 €), preço para o mercado chinês, mais barato que o Tesla Model 3 (245,900 yuan), num carro com caraterísticas superiores. A empresa afirmou que as encomendas ultrapassaram os 50.000 automóveis nos 27 minutos desde o início das vendas, às 22h00 de quinta-feira, hora de Pequim.
A apresentação de mais de três horas passou exaustivamente pelas várias caraterísticas do veículo, salientando os pontos fortes, estabelecendo comparações de performance com o Model 3. Para já fica um primeiro passo muito ambicioso de uma marca que tem do seu lado muito conhecimento e tecnologia e um investimento avultado para entrar e bater-se com os melhores do mercado. A Xiaomi promete dar que falar.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários