WeShare é o novo serviço de mobilidade elétrica partilhada da VW
A Volkswagen acaba de introduzir uma nova aplicação que permite estar ligado a 1500 VW e-Golf estacionados em Berlim para utilização.
Chama-se WeShare e, para já, está disponível em Berlin, capital da Alemanha, com 1500 unidades do e-Golf disponíveis para aluguer ao minuto via smartphone. A frota conhecera incremento já nas primeiras semanas de 2020 com a chegada de 500 unidades do e-Up! e, mais tarde, do novo ID3, tornando a frota alargada em toda a cidade de Berlin.
O WeShare junta-se a serviços semelhantes da BMW (DriveNow) e da Mercedes (Car2Go) e alarga a oferta de serviços de mobilidade urbana. Como sempre, basta descarregar a aplicação, usar o smartphone para desbloquear a aplicação e começar a usar com os pagamentos a serem feitos por cartão de crédito. Os utilizadores têm de ter morada na Alemanha, mais de 21 anos e carta de condução há pelo menos um ano.
Até setembro, cada minuto vale 19 cêntimos de euro, depois dessa data a taxa passa para 29 cêntimos de euro. Não há estações de aluguer fixas, apoiando-se o serviço na rede de carregadores já existente em Berlin, com mais de 800 postos alimentados por energias renováveis. A VW aproveitou para fazer uma parceria com as cadeias de supermercados alemãs Kaufland e Lidl para instalar 140 carregadores rápidos nas 70 lojas que ambos têm em Berlin, ficando os utilizadores do WeShare com acesso exclusivo, á noite, a esses postos quando as lojas já estiverem fechadas.
Esta ideia é defendida por Christian Senger, o responsável da VW pelo departamento digital e de serviços, quando afima que “os supermercados são ser as futuras estações de serviço, pois não há melhor coisa que deixar o carro a carregar enquanto se vai ás compras.”
Nesta fase de arranque, a Volkswagen utilizará uma empresa externa que fornecerá elementos que ajudarão na recarga dos veículos, mas o plano é, a breve trecho, incentivar os utilizadores a fazerem eles a recarga do veículo.
O serviço WeShare está a ser testado há mais de três meses utilizando uma frota similar com 400 carros e 2500 clientes, tendo sido um sucesso com resposta positivas da maioria dos utilizadores. O serviço estará incluído no ecossistema digital “Wolkswagen Me”, que inclui, ainda, o WePark (pagamentos digitais de estacionamento) e o WeDeliver (sistema que permite desbloquear a tampa da bagageira para que estafetas que vão entregar objetos de maior volume possam descarregar diretamente na bagageira do carro).
Claro que o objetivo da Volkswagen é expandir o conceito WeShare ao resto da Europa. As próximas cidades a receber o sistema serão Praga (com a Skoda) e Hamburgo. E não ficará por aqui a WeShare, pois a ideia é oferecer mobilidade elétrica e depois a micro mobilidade através de scooters e bicicletas elétricas, embora ainda esteja a ser estudada a forma de o fazer.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários