VW revelou os novos Golf GTI, GTD e GTE que vão estar em destaque em Genebra
As versões mais desportivas em três áreas diferentes foram reveladas antes do seu lançamento no Salão de Genebra.
O novo Golf GTI, com base na oitava geração, mantém a mesma receita do passado, utilizando o motor EA888 com 2.0 litros turbo, com tração dianteira (o Golf GTI não tem 4×4) e recebendo todos os extras do anterior Golf GTI Performance, ou seja, 245 CV e binário de 370 Nm, com caixa manual de seis velocidades, ficando a caixa de dupla embraiagem com sete velocidades na lista de opcionais. Poderá haver uma versão TCR (que não faz sentido pois a VW saiu do campeonato) que pode chegar aos 295 CV.
Quanto ao Golf GTD utiliza o motor 2.0 litros turbodiesel com 200 CV e 400 Nm de binário, disponível apenas com caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades, tendo AdBlue e com dois catalisadores SCR. Finalmente, o novo Golf GTE é um modelo híbrido Plug In, com motor 1.4 litros turbo com 150 CV e um motor de 112 CV, produzindo, em conjunto, 242 CV e 400 Nm, servidos por uma caixa DSG de sete velocidades. A bateria de iões de lítio aumentou de capacidade cerca de 50%, rendo agora 13 kWh. A autonomia elétrica passou para os 60 km e o GTE pode ser conduzido em modo elétrico até aos 130 km/h.
No que toca ao estilo, os novos Golf GTI, GTE e GTD, há luzes de nevoeiro em forma de X (opcionais) e grelhas em ninho de abelha, com os faróis LED unidos por uma linha LED que no GTI é vermelha, azul no GTE e prata no GTD. O GTI tem jantes de 17 polegadas de série, mas há unidades de 18 e 19 polegadas. As maxilas de travão são pintadas de vermelho no GTI.
A identificação do modelo aparece agora debaixo do logótipo da VW, sendo que os três modelos separaram-se, também, pelos escapes: GTI tem uma saída de escape em cada canto, o GTD tem uma dupla saída à direita e o GTE tem o escape escondido.
A plataforma MQB tem suspensão McPherson à frente e multibraços atrás com o novo “Veihcle Dynamics Manager” que controlo o diferencial autoblocante elétrico XDS e ainda o opcional controlo adaptativo dos amortecedores (Dynamic Chassis Control). A direção também está mais direta.
Há vários modos de condução (Comfort, Eco e Sport). No interior o GTI tem os bancos em tecido tartan como no Golf GTI original, um novo volante e até uma bola de golf na alavanca da caixa manual. Tidos os modelos têm o Innovision Cockpit, com um ecrã de 10,25 polegadas para o painel de instrumentos e um ecrã de 10 polegadas sensível ao toque.
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