VW: Golf deixa de ter opção de caixa manual
Para os puristas é uma triste notícia. Um dos ícones da indústria automóvel vai deixar de ter caixa manual. O novo Golf, que será o responsável por carregar o mítico nome, que faz 50 anos em 2024 vai deixar de ser vendido com caixa manual.
Já tinha sido notícia em meio de 2023 a possibilidade do Golf perder a caixa manual, motivada pela procura cada vez mais reduzida dessa opção e das regras da norma Euro 7. Kai Grünitz, chefe de desenvolvimento da VW, afirmou aos jornalistas (à margem da CES technology) que 95% dos compradores escolhem a opção de transmissão DSG no modelo GTI anterior. A limitada procura das transmissões manuais contribuiu para a decisão de passar a utilizar apenas a DSG.
“Quando iniciámos o desenvolvimento [do carro], não havia um entendimento claro de quando seriam publicadas as normas Euro 7”, afirmou. Consequentemente, a VW fez as suas escolhas com base nas propostas originais mais rigorosas da Euro 7 e com isso deixou cair as caixas manuais, com as caixas automáticas a seres uma ferramenta importante para atingir as metas inicialmente propostas.
O foco no desenvolvimento desta versão (internamente chamada de geração 8.5) esteve no aspeto exterior e na melhoria da utilização do infotainment. Ou seja, mais uma operação de cosmética do que um caro novo digno desse nome.
0 comentários