Volvo tem a ambição de ser uma empresa circular
A casa sueca pretende ser uma empresa circular, reduzindo assim o desperdício e a necessidade de produzir novos materiais frequentemente.
Uma empresa circular é aquela que, no âmbito da economia com o mesmo nome, é capaz de manter os produtos e os componentes em utilização por mais tempo, minimizando assim a necessidade de produzir novos materiais e de extrair recursos finitos com vista à eliminação do desperdício.
Enfim, é isto que a Volvo pretende ser, tendo o desejo de se afastar de uma economia linear e aplicar princípios circulares capazes de responder às ambições climáticas já definidas, garantindo uma disponibilidade futura de materiais, o uso eficiente de matérias-primas e as melhores práticas de gestão de resíduos.
Para isso, a estratégia para a transformação inclui utilizar 25% de materiais reciclados e de base biológica nos automóveis até 2025, com opções mais sustentáveis selecionando materiais como couro e madeira. Depois, minimizar o desperdício, reduzindo desde já o desperdício da produção em 15% até 2021. Reter o valor dos componentes, através da reutilização e recondicionamento de peças. Finalmente, desenvolver novos negócios e oportunidades que optimizam o uso eficiente do ciclo de vida dos produtos e das componentes. Tudo isto para que em 2040, a Volvo seja uma empresa totalmente circular.
E já definiu metas: até 2025 irá reduzir o máximo possível de emissões de CO2 e de custos dos produtos e serviços atuais e até 2040 vai desenvolver uma nova geração de produtos, serviços e processos capazes de gerar negócio circular.
Para Hakan Samuelson, CEO da Volvo, “a Sustentabilidade é tão importante para a empresa como a segurança – e queremos atingir para a sustentabilidade a mesma reputação que temos na segurança. Isto fará a nossa empresa mais forte.”
0 comentários