Volvo remodela XC90 e oferece nova versão híbrida com sistema KERS
A Volvo acaba de revelar o renovado XC90, o primeiro SUV da nova geração da marca sueca, com um ligeiríssimo atualizar do estilo, mas mais novidades na mecânica.
O novo sistema híbrido apresentado com o XC90 é uma combinação do sistema KERS com as mecânicas de combustão interna com quatro cilindros que a Volvo desenvolveu. Este novo sistema viverá ao lado do existente, passando os modelos com ele equipados a ostentar a letra “B”. Reclama a Volvo que este novo sistema híbrido – denominado Mildhybrid – irá oferecer até 15% de redução do consumo, além de reduzir, em condições reais, as emissões de CO2.
O sistema KERS utilizado é simples: utilizando um novo conjunto de travagem sem ligação mecânica (fly by wire), regenera mais energia cinética nas travagens, reduzindo, desta forma, consumos e emissões. Como referimos, o XC90 T8 Twin Engine vai continuar á venda paralelamente a este novo XC90 B5AWD que terá 235 CV.
Quanto à remodelação do XC90, para lá de novas jantes, novas cores e uma grelha que pode ter vários desenhos, nada mais mudou. Uma opção que pode ser justa, já que o XC90 é um modelo de sucesso para a Volvo e o estilo sempre foi elogiado.
Já no interior, o discurso é diferente, pois o XC90 oferece mais combinações para a lotação máxima sete lugares, desde o Excellence com quatro lugares até à capacidade máxima, passando por uma inédita oferta de seis lugares. Foram introduzidos novos materiais, inclusive um tecido de lã, e mais opções de personalização.
A Volvo não quis deixar de reforçar a sua imagem de marca preocupada com a segurança e passa a oferecer auxilio ao condutor nos sistema “City Safety” e “Blind Spot”, ou seja, passa a direção a exercer binário no volante para ajudar o condutor a evitar embates na cidade ou quando esteja um carro no ângulo morto, impedindo a manobra e o possível acidente, tendo atualizado o “City Safety. A Volvo reclama para o seu sistema ser o único que reconhece os peões, ciclistas e animais de grande porte.
Junta-se a estes dispositivos o “Oncoming Lane Mitigation” (que ajuda os condutores e evitar colisões com veículos que estão na outra faixa de rodagem), introduzido no XC60, e foi atualizado o “Cross Traffic Alert” (que avisa, em manobra na saída de um estacionamento, a chegada de veículos a cruzarem a nossa trajetória) com travagem autónoma. Também a conectividade é palavra de ordem com o sistema Sensus a ser atualizado, passando a estar disponível com Android Auto e Apple CarPlay além do Spotify.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários