Volvo regressa às competições nacionais: EX30 é a estrela do regresso
A Volvo tem uma história muito interessante no desporto automóvel com carros míticos que marcaram gerações. A marca sueca regressa às competições nacionais, com o objetivo de sempre… vencer.
Nomes como o Volvo 240 Turbo Group A, Volvo 850, Volvo S40 ou S60 Polestar marcaram eras do desporto motorizado com histórias de sucesso nas competições por onde passaram. Mas o foco do fabricante sueco alterou-se nos últimos anos com a sustentabilidade a ser o foco de todo o trabalho da marca. O objetivo de atingirem zero emissões de carbono em 2040 é ambicioso mas está no bom caminho para acontecer e ainda recentemente a Volvo construiu o último modelo com motor diesel. A economia circular e o reaproveitamento de materiais são também temas importantes para a Volvo. No entanto, tudo isto parece algo afastado da competição automóvel que não é conhecida pela sua sustentabilidade. Mas a Volvo está de regresso à competição automóvel, mantendo o respeito pela sua filosofia.
O Palco é o Campeonato de Portugal de Novas Energias (CPNE). Trata-se de uma competição de desporto motorizado em Portugal com uma preocupação ambiental e ecológica única. Na sua 4ª edição, o principal objetivo é alertar para a necessidade de descarbonização da mobilidade e redução das emissões de gases com efeito estufa.
A competição consiste em sete ralis de regularidade e eficiência energética, o que significa que o objetivo é cumprir uma determinada média, em vez de fazer o percurso no mais curto espaço de tempo, como acontece num rally de velocidade, devendo ainda ter-se em conta o consumo de energia. Uma vez que normalmente se realizam em estradas abertas, as regras de trânsito devem ser cumpridas na íntegra pelos participantes. É aberta a participantes nacionais e estrangeiros que possuam veículos BEV (Battery Electric Vehicle), ou seja, veículos 100% elétricos, licenciados para circular nas estradas portuguesas. Resumindo, cada equipa tem de cumprir uma média de velocidade e além disso tem de fazer a condução mais económica possível. Quem conseguir fazer uma média de consumo energético inferior ao que a marca anuncia, ganha pontos extra. O resultado final é conseguido com aliando o cumprir das médias estabelecidas nos troços, e a economia da condução. As equipas devem ser compostas por um(a) condutor(a) e um(a) navegador(a), utilizando um automóvel elétrico de série.
O Clube Volvo Fans Portugal, que tem demonstrado um dinamismo louvável, acabou por se interessar pela competição e com a chegada do EX30, desafiou a Volvo Cars Portugal a regressar à competição. A Volvo aceitou o desafio e agora o EX30 vai para a estrada com o piloto João Botequilha e a navegadora Magda Ferreira. A equipa cumprirá integralmente o calendário de provas. Tendo a Volvo representação através da sua rede de concessionários de norte a sul e nas ilhas será mais um momento de partilha e uma oportunidade para levar a Volvo e o EX30 a todas estas localidades… A rede de concessionários Volvo estará sempre disponível para apoiar a equipa se necessário.
A decoração do EX30 é inspirada na do 245 NORDICA RACER de 1981. Este é o “Ano Zero” da Volvo no CPNE sendo, por isso mesmo, um ano de aprendizagem, mas o foco está na vitória. A prova foi hoje para a estrada , no Eco Rally de Portugal, em Oeiras, uma prova FIA, com – 406,67 km de distância para percorrer, com o Lagoas Park a ser o centro estratégico da prova.
Data | Prova | Clube Organizador |
5 a 7 de Abril de 2024 | ECO RALLY PORTUGAL | Classic Clube de Portugal |
26 a 28 de Abril de 2024 | V AZORES ECO RALLYE | Grupo Desportivo Comercial |
27 e 28 de Julho de 2024 | 4º ECORALLY PROENÇA-A-NOVA 2024 | Associação Académica de Coimbra |
7 e 8 de Setembro de 2024 | GAIA ECO RALLY | Portugal Classic Association |
5 e 6 de Outubro de 2024 | ECO RALLY DA MADEIRA | Classic Clube de Portugal |
1 a 2 de Novembro de 2024 | ECO RALLY DE LISBOA | CPKA – Clube de Promoção de Karting E Automobilismo |
16 a 17 de Novembro de 2024 | 3º E-RALLY CA ALENTEJO CENTRAL | Sociedade Artística Reguenguense |
0 comentários