Volvo XC90 revisto: Atualizações de design e tecnologia
Cinto de segurança: inovação da Volvo salva vidas há 65 anos

Volvo mostra V90 Cross Country Ocean Race e o XC40 em Portugal

By on 3 Novembro, 2017

Texto: João Tomé

É um dos SUV mais prometedores dos últimos tempos e já fez a primeira aparência no nosso país na edição portuguesa da Volvo Ocean Race. O XC40 custa desde 36 mil euros e chega em março de 2018. A Volvo apresentou também a edição Volvo Ocean Race do V90 Cross Country.

A Volvo mostra o que vale pela primeira num SUV compacto, com o novo XC40. O modelo só chega a Portugal no primeiro trimestre de 2018, mas foi esta semana apresentado com alguma pompa – inclusive com presença política de Fernando Medina e de Assunção Cristas – pela primeira vez no país, durante a Volvo Ocean Race, que está de passagem por Lisboa.

A identidade do XC40 é “própria”, o que faz com que o “XC90 e o XC60 sejam não irmãos mas sim primos”. Foi isso mesmo que explicou na conferência de imprensa onde o AutoSport esteve o responsável da Volvo, o norte-americano Frank Vacca. Com vista para os grandes veleiros da Volvo Ocean Race, o SUV da marca sueco distingue-se por ser o mais alto e largo do segmento B dos SUV, com maior altura ao solo e rodas de grandes dimensões. O objetivo foi que ninguém ficasse com dúvidas quando olhasse para ele: é um SUV. O XC40 estreia também a plataforma Compact Modular Architecture (CMA), que vai servir para os futuros modelos 100% elétricos da marca.

Volvo XC40 em Lisboa

A elegância marca o modelo premium que tem comprimento ao nível de um Audi Q3, Mercedes GLA, BMW X1 ou Range Rover Evoque. Pudemos constatar o bom gosto do interior e o espaço disponível de bom nível para este segmento, mesmo no bancos traseiros. A bagageira tem 460 litros e é modular, permitindo racionalizar o espaço e chegar aos 1336 litros com os bancos rebatidos.

O tablier e o interior em geral tem tudo aquilo de bom que a Volvo já nos habituou, com ecrã vertical de 9 polegadas e um painel de instrumentos digital de 12. Não faltam 13 colunas espalhados pelo habitáculo, bem como uma principal que fica atrás do sistema de ar condicionado e permitiu à Volvo aproveitar melhor o espaço de arrumação junto às portas – cabe lá agora um portátil. O Pilot Assist está presente no XC40, dando algumas soluções de condução autónoma, desde a travagem ou abrandamento com a aproximação de um veículo, passando por manter o SUV na faixa ajustando a direção e também acelera sozinho (até aos 130 km/h). Não falta também o já conhecido City Safety, Run-off Road Protection & Mitigation, Cross Traffic Alert com travagem automática e câmara de 360° para ajuda ao estacionamento.

Volvo XC40 em Lisboa

Vão estar disponíveis no lançamento os motores diesel D3 (150 cv) e D4 (190 cv), bem como o T3 (152 cv) e T5 (247 cv) a gasolina, por isso, potência não irá faltar ao modelo que procura clientes que gostem de (e estejam disponíveis para pagar) qualidade premium. Além da caixa manual de seis velocidades há a automática de oito e todas as motorizações vêm com tração total permanente, excepto o D3, que tem tração dianteira. A Volvo espera que o modelo possa ser homologado como Classe 1 em breve.

A marca sueca falou também na sua nova aposta em serviços alternativos à posse de um carro, como o car sharing, que deve chegar em 2018. Neste modelo é possível através de uma app, o dono emprestar o seu próprio carro a outra pessoa sem ser necessário entregar-lhe a chave, basta enviar a autorização pela app – será possível abrir e usar o veículo só através da aplicação.

Volvo XC40 – Volvo On Call car sharing

Outra forma de usar o Volvo XC40 sem o comprar verdadeiramente é através do Care by Volvo. Neste serviço com renda mensal (com preço igual em toda a Europa) podemos pedir que nos entreguem onde quisermos a viatura já abastecida. Só deve chegar a Portugal em 2018.

V90 Cross Country para aventureiros

No evento em Lisboa a Volvo também apresentou a edição especial da Volvo V90 Cross Crountry, chamada precisamente Volvo Ocean Race. Vão ser produzidas três mil unidades nesta edição pensada ao pormenor para os aventureiros. A cor oficial é a Crystal White, que torna o modelo camuflado na neve. Estão presentes aplicações Kaolin Grey e pormenores em laranja, num interior que pode ser claro ou preto. E porque é pensado para aventureiros que se sujam com facilidade, os tapetes são à prova de água, usando um revestimento específico que também está presente na enorme bagageira.

Volvo V90 Cross Country Ocean Race em Lisboa

É na mala que há iluminação especial em LED, um saco resistente à água e várias redes e compartimentos de carga para poder arrumar coisas sujas com materiais limpos. A Volvo inclui ainda um equipamento de lavagem para limpar pranchas ou algum equipamento sujo – também serve para dar banho ao cão, literalmente! – e uma útil lanterna à prova de águia.

Volvo V90 Cross Country Ocean Race

Esta série chega no próximo ano com quatro motores à escolha e um preço a partir de 71.500€ (é a única coisa que se sabe nesta altura): os diesel 2.0 litros D4 (190 cv), D5 (235 cv) e a gasolina T5 (254 cv) e T6 (310 cv).

Versões XC 40

T3 (152 cv): 36.639€

T5 (247 cv, Geartronic 8v): 51.484€

D3 (150 cv) 4×2: 39.956€

D3 (150 cv, Geartronic 8v) 4×2: 42.519€

D4 (190 cv, Geartronic 8v): 52.121€

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)