Volkswagen terá uma capacidade de produção de 130 mil unidades em Hanover
As primeiras unidades do Volkswagen ID. Buzz e ID. Buzz Cargo já se encontram a ser produzidas na fábrica de Hanover, sendo que o objetivo é chegar às 900 unidades diárias.
A fábrica de Hanover da Volkswagen Veículos Comerciais é agora a terceira unidade de produção a fabricar modelos totalmente elétricos da família ID, aproveitando o momento para adotar uma nova estratégia de automatização e digitalização, transformando-se numa fábrica inteligente.
“O ID. Buzz é um marco na eletrificação da marca e da fábrica em Hanover”, refere Josef Baumert, Membro do Conselho de Administração da Marca Volkswagen Veículos Comerciais para a Produção e Logística. “Em apenas oito anos, mais de 55 por cento dos nossos veículos na Europa terão propulsão elétrica a bateria. O ID. Buzz desempenha um papel estratégico de liderança neste domínio”, diz Baumert.
Até ao final deste ano, a Volkswagen Veículos Comerciais planeia produzir cerca de 15.000 ID. Buzz no total. Baumert acrescenta: “À medida que desenvolvemos a nossa gama, depois de 2023 iremos produzir até 130.000 unidades do ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo na nossa fábrica de Hanover”. O novo ID. Buzz é assim um dos principais focos de produção para a Volkswagen Veículos Comerciais, sendo um componente central na estratégia da marca GRIP 2030. Mas para alcançar os resultados desejados, há diversos pontos que a marca deseja enumerar.
Três conceitos de veículos, uma fábrica e produção flexível
Desde maio deste ano, a Volkswagen Veículos Comerciais produziu três modelos na fábrica de Hanover. Baseiam-se em três plataformas diferentes e podem ter três unidades diferentes: o ID. Buzz como veículo de bateria elétrica, a nova Multivan como um híbrido plug-in, ou com a motorização convencional e as variantes do T6.1 com motor de combustão. Na fábrica, os veículos são parcialmente produzidos numa só linha de produção. “O nosso método de produção é altamente complexo, mas permite-nos responder de forma flexível à procura dos clientes”, diz Baumert. Apesar das muitas modificações da fábrica, nos últimos dois anos, a produção do popular T6.1 continuou sem interrupções.
4.000 funcionários formados para produzir o ID. Buzz
O primeiro veículo totalmente elétrico de Hanover e os novos sistemas digitais trouxeram novas exigências de grande envergadura para os trabalhadores. Desde que a produção do ID. Buzz começou, cerca de 4.000 empregados da fábrica receberam formação para a produção dos novos veículos. “Demos formação aos nossos trabalhadores sobre tecnologia de alta tensão e também adaptámos os nossos aprendizes às novas tarefas”, acrescenta Baumert. Os estágios oferecidos pela Volkswagen Veículos Comerciais em Hanover incluem técnicos de engenharia mecânica a trabalhar com sistemas tecnológicos de alta voltagem.
Baumert comenta o arranque da produção do ID. Buzz: “Os trabalhadores fizeram um grande trabalho durante este período: realizaram a formação para o ID. Buzz em paralelo à produção em série do T6.1 e da nova Multivan – e tudo isto durante a pandemia de Covid-19. Gostaria de agradecer a todos os funcionários da Volkswagen Veículos Comerciais pelo seu empenho e determinação em conseguir um bom arranque para o ID. Buzz”.
Aumento da produção
Os sistemas digitais modernos e os novos processos permitem aumentar a produção localmente. Até 2023, a Volkswagen Veículos Comerciais planeia produzir diariamente até 900 ID. Buzz, a nova Multivan e o T6.1, em Hanover. Até agora, a produção máxima era de 810 veículos.
A marca continua com a estratégia de automatização e digitalização
Novas instalações e processos: para a construção da carroçaria do ID. Buzz, o grau de automatização aumentou 15 pontos percentuais para 92 por cento em comparação com o T6.1. Os trabalhadores qualificados gerem uma grande parte das instalações utilizando computadores e dispositivos móveis como smart watches. Os operadores e as máquinas estão em contato constante. Os sistemas robotizados relatam possíveis problemas em tempo útil, que podem ser resolvidos durante o funcionamento. Baumert resume em poucas palavras esta revolução: “Hanover está em vias de se tornar uma ‘fábrica inteligente’”.
Componentes para produzir futuramente sistema de baterias MEB em Hanover
A Volkswagen Group Components é a responsável pela montagem de toda a parte dianteira e eixo traseiro do ID. Buzz e ID. Buzz Cargo, os veículos mais recentes e os maiores até à data a serem colocados na plataforma MEB, na fábrica vizinha em Barsinghausen. Serão entregues à Volkswagen Veículos Comerciais, a partir da fábrica, também localizada em Hanover. No mesmo local, o Volkswagen Group Components já produz hardware sob a forma de uma estação de carregamento rápido e flexível para o desenvolvimento de uma infraestrutura de carga rápida para veículos elétricos, e estruturas de motores para a MEB. A partir de 2024, o sistema de baterias MEB para o ID. Buzz, que é atualmente abastecido pela fábrica de Componentes de Braunschweig, também será lá montado.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários