A Volkswagen revelou o Golf GTI mais rápido de sempre, o TCR
O Golf GTI TCR pode não ser o Golf GTI mais potente algum vez produzido pela Volkswagen (esse estatuto pertence ao GTI Clubsport S com 310 cv), mas é o mais rápido. Apesar de incluir uma insígnia de competição, é um automóvel homologado para circular na via pública. Estreado hoje no evento de Wörthersee, o novo Golf hardcore é classificado pela VW como sendo um protótipo, mas a versão de produção em série será idêntica, por dentro e por fora.
Como é habitual, a Volkswagen instalou um limitador electrónico que impede acelerar para além dos 250 km/h. Uma vez removido, o novo Golf é capaz de atingir uns impressionantes 264 km/h, é o Golf GTI mais rápido de sempre!
Debaixo do capô encontra-se o mesmo TSI turbocomprimido de 2.0 litros das outras versões GTI. Para esta nova proposta foi reconfigurado para debitar 290 cv e produzir 370 Nm de binário a partir das 1.600 rpm. Está associado a um sistema de tracção integral e a uma caixa automática de 7 velocidades de dupla embraiagem. Alguns puristas poderão ficar desanimados, pois não é possível optar por uma caixa manual.
De série, o veloz hatchback inclui umas jantes de 18 polegadas. Quem estiver disposto a gastar mais uns euros, poderá optar por jantes exclusivas de 19 polegadas. O travões incluem pinças específicas que conferem uma capacidade de travagem equiparável à do modelo de competição. Adicionalmente, é possível optar por um chassis desportivo e suspensão adaptativa que podem ser configurados ao pressionar um simples um botão e escolher qual a dinâmica de condução que deverá ser privilegiada: normal, confortável ou desportiva.
O novo Golf GTI TCR foi submetido a modificações estéticas exteriores. Recebeu um pára-choques dianteiro redesenhado para acomodar dois radiadores adicionais, um proeminente splitter e um novo difusor traseiro ladeado por duas generosas saídas de escape. Em função da preferência do proprietário, a insígnia “TCR” das saias laterais pode ser complementada por um padrão em formato de favo de mel.
No interior, os bancos exibem um novo visual com uma área central em encarnado, tema que também caracteriza o volante e alavanca das mudanças. Como toque final, ao abrir as portas as soleiras iluminam-se e o logótipo “TCR” é projectado no solo.
O lançamento da versão de produção em série está previsto para o final do ano.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários