Volkswagen revê em baixa previsão de vendas para 2019
O gigante alemão reviu em baixa as previsões finais para as vendas globais em 2019, tendo como pano de fundo a desaceleração da procura.
Apesar disso, o bom momento de vendas da Porsche e da Skoda permitiu a essas duas marcas crescerem os lucros, beneficiando o resultado final do grupo alemão. Contas feitas, o terceiro trimestre de 2019 registou um lucro operacional ajustado de 4,82 mil milhões de euros, um crescimento de 37%, com os analistas a preverem uma margem de lucro operacional da Porsche de 16,8% (!), bem acima da Audi (7,1%) e da marca Volkswagen, hoje com um valor de 4,1%, noticia o Automotive News Europe. Olhando ao lucro operacional ajustado dos primeiros nove meses de 2019, subiram de 13,3 mil milhões para 14,8 mil milhões de euros.
Segundo informação do Grupo VW libertada esta manhã, “apesar dos ganhos em quota de mercado, o grupo Volkswagen antecipa uma contração da procura em determinados mercados maior do que o previsto anteriormente.”
Por essa razão, a VW está mais cautelosa e, segundo palavras de Frank Witter, CFO do grupo (diretor financeiro) à Bloomberg, “sabemos o que temos de fazer e agir com cautela, mas determinação, no corte de custos desnecessários e despesas inúteis, permitindo manter, assim, o rumo traçado e que está a dar frutos.”
Naturalmente que o grupo está a ser ajudado pelo aumento da procura dos SUV, cuja margem de lucro é substancialmente maior, permitindo acomodar o recuo nas vendas da marca VW. Já a Porsche e a Skoda subiram vendas, respetivamente, 8 e 15,3% face a igual período de 2018. A margem de lucro operacional do grupo continuará a ser de 5%, mas com expetativa de terminar o ano com um valor entre os 6,5 e os 7,5%.
O lucro final também deverá crescer, pois a VW viu os custos legais do Dieselgate descerem dos 2,4 nil milhões de euros em 2018 para os 1,3 mil milhões de euros em 2019.
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