Volkswagen pondera novo Beetle eléctrico de 4 portas
A Volkswagen está a considerar desenvolver um novo Beetle. Se o projecto avançar, o modelo exibirá uma configuração de 4 portas e assentará na plataforma MEB, o que significa que fará parte da futura gama eléctrica ID.
O construtor alemão já confirmou que o Beetle actual, a segunda geração do modelo que foi lançado em 1997, deixará de se produzido em 2019 e não será directamente substituído. No entanto, para tornar a marca “menos alemã“, Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, pretende desenvolver vários modelos capazes de apelar ao lado emocional dos clientes, enquanto ícone, a insígnia “Beetle” é perfeita para a função.
O primeiro modelo “emocional” será o ID Buzz, uma carrinha Pão de Forma eléctrica que será lançada em 2022, depois da introdução de modelos eléctricos mais convencionais, como o hatchback Neo e uma versão de produção em série do ID Crozz .
O responsável pelo departamento de design da VW, Klaus Bischoff, afirmou ao site Autocar que o construtor tem de se focar na produção de modelos que gerem um elevado volume de vendas antes de aprovar a produção de um Beetle eléctrico: “O nosso objectivo principal é iniciar a comercialização dos modelos ID de elevado volume. Estes veículos integram tecnologia muito complexa e é preferível não entrar em exageros. Apenas numa fase posterior será possível concentrar esforços na concepção de modelos mais exóticos e emocionais.”
Segundo Bischoff, se um Beetle eléctrico for aprovado, será mais apelativo que o modelo actual, graças à plataforma MEB, oferecerá mais espaço e conforto sem comprometer o formato icónico: “O Beetle actual é um bonito coupé ou cabriolet, mas está limitado em termos comerciais pois pertence a um segmento de nicho. Se considerarmos a MEB, a distância entre-eixos mais curta é a do ID hatchback. Se for utilizada como base para desenvolver um novo Beetle, o modelo conferirá muito espaço sem sacrificar aspectos funcionais, poderá ser um veículo muito atractivo.”
Bischoff confirmou que um Beetle eléctrico de 4 portas já existe enquanto esboço, mas adicionou que serão precisos mais dois ou três anos para decidir se a produção avança ou não.
0 comentários