Volkswagen R: Jantes 20% mais leves para os Golf R e Golf R Variant
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Volkswagen Golf R comemora 20 anos com versão mais potente

By on 25 Maio, 2022

A versão R do Volkswagen Golf foi criada para todos aqueles que não se contentavam com um “simples” GTI. E, quase sem querer, fez-se história.

A sigla GTI está associada ao Volkswagen Golf desde o seu primeiro ano de história e sempre foi uma das versões mais desejadas, sempre que surge uma nova geração deste modelo. Na quarta geração, no entanto, a configuração inicial encontrada para o GTI não foi das mais cativantes para a legião de fãs deste modelo, obrigando a Volkswagen a criar algo diferente. Foi assim que nasceu o Golf R32, há 20 anos.

O Volkswagen Golf R32 da quarta geração foi apresentado em 2002, estava equipado com um motor V6 de 3,2 litros, que somava cerca de 240 cavalos de potência, sem ajuda de sobrealimentação. Incluía um sistema de tração integral permanente, que era perfeito para as zonas onde se conduz bastante em estradas geladas e foi também o primeiro modelo a receber a inovadora caixa de velocidades automática de dupla embraiagem DSG.

Duas décadas depois, o R32 chama-se apenas Golf R e está um pouco diferente. O motor é agora um 2.0 de quatro cilindros, mas com 320 cavalos de potência. Também inclui um sistema de tração integral 4Motion, mas que já conta com a vectorização de binário para que a dinâmica fique ainda mais apurada e eficiente. E sim, a caixa é uma DSG, agora com sete relações. A essência, essa mantém-se inalterada. É um Golf com prestações um pouco acima do GTI, para quem deseja algo ainda mais apurado, com tração integral e a letra R que entretanto se tornou tão conhecida.

Mas agora, 20 anos depois, a marca comemora esta opção mais desportiva com uma edição especial e que apenas estará disponível ao longo deste ano. Tal como costuma acontecer com as edições especiais do GTI, durante este ano, ficará disponível o Golf R “20 anos”. Face ao Golf R que já conhecemos, conta com um ajuste na potência do motor, que sobe para o 333 cavalos e o transforma na versão mais potente de sempre deste modelo. Além disso, a marca ainda incluiu o sistema “Emotional Start”, que, basicamente, faz com que as rotações subam até às 2.500 rpm sempre que ligamos o motor, de forma a ouvir da melhor forma o som que sai pelos escapes.

E já que falamos nestes, podemos também referir que o novo Golf R “20 anos”, inclui um sistema de escape da Akrapovic, e também alguns elementos decorativos específicos e o logo desta versão exclusiva. Uma edição a não perder.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)