Volkswagen Golf GTI retirado do mercado devido ao ciclo WLTP
A partir do início de Setembro, o ciclo de testes de emissões de escape NEDC (New European Driving Cycle) será substituído pelo mais exigente WLTP (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure) que será legalmente obrigatório para todos os registos de automóveis novos a partir da sua implementação. Esta alteração está a dificultar as operações do Grupo Volkswagen, confrontado com a aplicação do novo ciclo, o construtor alemão reduziu a potência do Seat Leon Cupra e do Golf R em 10 cv, e anuncia agora que vai retirar o Golf GTI do mercado europeu, passando apenas a disponibilizar a variante GTI Performance.
Eventualmente, uma versão de produção em serie do protótipo Golf GTI TCR juntar-se-á ao Golf GTI Performance. Em relação ao GTI base, é improvável que a geração actual do hatchback desportivo seja reintroduzida no catálogo da Volkswagen, pois a nova geração Golf VIII será lançada na primeira metade de 2019. Visto que a geração Golf VII está na fase final do seu ciclo de produção, não faria muito sentido investir na adaptação do Golf GTI ao ciclo WLTP para apenas comercializar o modelo durante alguns meses.
O Skoda Octavia RS também pode estar em risco de ser eliminado do catálogo, pois está equipado com o mesmo motor do Golf GTI. Outras marcas estão a ser afectadas pela introdução do novo ciclo de testes. Como exemplo, a Peugeot já anunciou que interromperá a produção do 308 GTi entre o fim deste mês e o princípio de Outubro, a Audi descontinuou a produção do SQ5, a Porsche teve de cancelar encomendas personalizadas e a BMW também não escapou, a partir do Julho, o M3 deixará de estar disponível na Europa e de acordo com informação adiantada pelo site BMWBLOG, consumidores europeus não poderão adquirir modelos Série 7 a gasolina durante aproximadamente 1 ano.
VW Golf GTI:
0 comentários