75 anos do ‘Pão de forma’ –a Volkswagen celebra aniversário do seu maior ícone
Volkswagen revela primeiro vislumbre do seu novo modelo elétrico acessível

Volkswagen considera produzir modelo elétrico com preço mais acessível do que o planeado ID.2

By on 15 Novembro, 2023

Em março passado a Volkswagen revelou os planos para a produção de um automóvel compacto, com preço abaixo dos 25.000 Euros, apresentando o concept ID.2 all, com tração dianteira, autonomia de até 450 quilómetros, uma nova linguagem de design Volkswagen, baseada na plataforma MEB Entry e um dos dez novos modelos elétricos que os germânicos vão lançar até 2026. No entanto, e depois de algumas movimentações no mercado europeu, nomeadamente com a confirmação do lançamento da Renault de um novo Twingo, 100% elétrico e abaixo dos 20.000 Euros, o CEO da Volkswagen demonstrou ter vontade de entrar nesta ‘luta’, mas apenas na segunda parte desta década, acreditando que o custo das baterias vai baixar até essa altura.

A Volkswagen ainda não tomou uma decisão oficial sobre a produção de um carro elétrico com preços base de 20.000 Euros, mas o CEO do grupo, Oliver Blume, está convencido que com a redução dos custos das baterias, isso pode acontecer na segunda metade da década, disse na conferência Süddeutsche Zeitung Der Wirtschaftsgipfel, em Berlim.

Quando o ID.2 all foi apresentado, a marca confirmou estar a trabalhar num veículo de 20.000 Euros, mas sem avançar mais dados. Agora, Blume clarifica que a Volkswagen tem “a responsabilidade de colocar no mercado os produtos certos ao preço certo. Depois de termos chegado aos primeiros utilizadores de automóveis elétricos, precisamos agora que a tecnologia convença os consumidores que não têm a possibilidade de instalar uma estação de carregamento em casa”. O diretor executivo da marca explicou ainda que a inflação, a falta de carregadores e a quebra nos apoios para aquisição deste tipo de veículos, tem vindo a diminuir a procura dos consumidores pelos elétricos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)