Volkswagen confirma Arteon shooting brake
A Volkswagen confirmou que uma variante carrinha do Arteon chegará em breve, o design da carroçaria em formato shooting brake já foi aprovado. Ainda sem data de lançamento confirmada, a informação foi comunicada juntamente com a declaração de que o Arteon será introduzido nos mercados americano e chinês durante este ano.
É possível que a nova shooting brake disponibilize, enquanto opção, um motor mais potente que os actualmente oferecidos pelo sedan (apresentado no Salão de Genebra de 2017). De acordo com o site britânico Auto Express, os responsáveis da VW estão a ponderar adicionar um novo motor de seis cilindros à gama Arteon.
Dr. Elmar-Marius Licharz, director de produto da VW, em 2017, afirmou o seguinte: “gostaria de desenvolver uma shooting brake [Arteon] – a possibilidade está a ser considerada, mas ainda não foi tomada uma decisão final.” Evocando a flexibilidade da plataforma MQB, na qual o Arteon é baseado, Licharz adicionou: “se desenvolvermos um motor de seis cilindros, será com o Arteon em mente, já integrámos um num protótipo, será um motor passível de ser utilizado no Atlas e vice-versa”.
Actualmente, nenhum modelo Volkswagen baseado na plataforma MQB comercializado na Europa disponibiliza um motor de seis cilindros como opção. Se construtor desenvolver um bloco de seis cilindros para o Arteon, será uma estreia.
A Volkswagen posiciona-se no seio do Grupo VW como uma marca premium mais acessível, a sua conotação de mercado coloca-a mais próxima da Audi do que da Skoda ou Seat. O Arteon representa a primeira investida num segmento de mercado premium com potencial para grandes volumes. Foi concebido para rivalizar com o BMW Série 4 Gran Coupé e Audi A5 Sportback.
0 comentários