Volkswagen Arteon – coupé premium com estreia em Genebra
Entre as várias novidades da Volkswagen no Salão de Genebra destaca-se a estreia mundial do coupé premium Arteon, que tem chegada prevista a Portugal em junho.
Este modelo de cinco portas e igual número de lugares tem lançamento previsto para o próximo verão e posiciona-se acima do Passat. Em termos de medidas tem: 4,86 metros de comprimento; 1,87 metros de largura; 1,43 metros de altura; e uma distância entre eixos de 2,84 metros. A bagageira tem um volume entre os 563 e 1.557 litros.
Na fase de lançamento, o Arteon será comercializado com motores diesel TDI e a gasolina TSI, com potências compreendidas entre os 150 e os 280 Cv. Este novo modelo vem equipado com blocos de 4 cilindros posicionados transversalmente. A Volkswagen utilizou a plataforma MQB, que é reservada aos motores orientados perpendicularmente ao sentido do andamento.
A tração pode ser às rodas dianteiras ao às quatro rodas (4MOTION). O Arteon recorre a uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma transmissão automática DSG de 7 velocidades. Os grupos óticos em LED fundem-se com a grelha do radiador e o capot, criando uma parte dianteira completamente nova.
O Arteon é oferecido com três níveis de equipamento: Base, Elegance e R-Line, estes dois últimos com amplas possibilidades de personalização. O Elegance possui elementos decorativos que transmitem ao interior e exterior um toque luxuoso; o R-Line de aspeto mais desportivo inclui, entre outros elementos, para-choques específicos. O espaço interior é muito generoso graças à grande distância entre eixos.
Equipamento de série
O Volkswagen Arteon tem de série: grupos óticos e intermitentes em LED (com luz intermitente sequencial nas versões mais equipadas); jantes de 17 polegadas (que podem ir até 20 polegadas, em opção); entrada e arranque sem chave; bancos dianteiros desportivos com regulações semi-elétricas; detetor de fadiga do condutor (Driver Alert System).
No campo dos opcionais pode ser equipado com instrumentação digital em substituição do painel de instrumentos convencional; head-up display; sistemas digitais opcionais; e sistema de infotainment com um ecrã de 9,2 polegadas e controlo por gestos. Os novos assistentes de condução são pró-ativos e reagem perante limites de velocidades em zonas sinuosas.
Sistemas de assistência à condução
O modelo vem munido com várias opções entre elas contam-se: o cruise control adaptativo; a segunda geração do sistema de assistência de emergência, em que nos casos em que o condutor não interceda no volante durante um determinado tempo, é reduzida a velocidade automaticamente, sendo emitidos simultaneamente vários avisos ao condutor. Por último, incorpora uma nova função para o sistema de iluminação em curva que, graças à informação processada pelo GPS, liga antecipadamente a iluminação correspondente.
Recordamos o momento da apresentação do modelo no Salão de Genebra:
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários