Volkswagen apresentou o ID.7: preços começam nos 59.910€
A Volkswagen apresentou o ID.7, a sua nova Limousine elétrica, que surge quatro anos depois do primeiro produto ID da VW, o hatchback ID.3. Irá ‘defrontar’, entre outros, o BMW i4, Hyundai Ioniq 6 ou o Polestar 2, por exemplo. O ID 7 é o topo de gama ID., está equipado com muita tecnologia nova, um interior Premium espaçoso, é mais aerodinâmico e eficiente, tem autonomia entre 620 e até 715 Km, carregamentos DC até 200 kWh, o ecrã de infotainement tem 15″, uma bagageira de 532 litros isto para um automóvel com quase cinco metros.
Em termos de design, nova linguagem estética à frente, tem carregamento bidirecional, jantes de Liga Leve até 20 polegadas, novas óticas traseiras 3D Led e ainda teto panorâmico ‘Smart Glass’. No interior, Pedais Play&Pause, Climatização inteligente, Head up display com Realidade Aumentada, uma capacidade de Bateria (líquida) de 77 kWh, na versão Pro e GTX, 86 kWh na GTS, que há-de chegar mais para a frente. Potências de 286 cv no Pro e Pro S, 240 cv no GTX, autonomias combinadas de 620 Km (Pro) 715 (Pro S) e 600 Km (GTX). Velocidade máxima de 180 Km/h, o PRO já está à venda, o Pro S e GTX chegam em julho. Para já só há preço do Pro: 59.910€. Na família ID, o ID.3 começa nos 42.100€, o ID.4, 45.300€, o ID.5, 54.300€ e agora o o ID.7, 59.910€.
Este novo ID.7 está colocado no segmento médio-alto, e insere-se numa nova linha de produtos desenvolvida pela Volkswagen para clientes particulares e profissionais. A berlina de formato fastback foi recentemente nomeada “German Car of the Year 2024” por um júri internacional.
Redefinir o cockpit
Juntamente com o motor elétrico de última geração, o ID.7 irá também estrear uma série de inovações técnicas. Por exemplo, o ID.7 é o único veículo da sua classe a incluir, de série, um head-up display de realidade aumentada (RA), que projeta no vidro toda a informação relevante para a viagem, no campo de visão do condutor. A presença do novo head-up display de realidade aumentada contribuiu para alterar a conceção do tablier, tornando o painel de instrumentos mais pequeno e evitando-se informação redundante.
Isto significa também que os olhos do condutor estão focados no visor de RA e, como tal, no que está a acontecer na estrada. A Volkswagen também redesenhou o sistema de infoentretenimento de série com um grande e destacado ecrã tátil de 38 cm (15 polegadas) com uma organização de menus mais intuitiva.
Os comandos táteis de controlo da temperatura e do volume, posicionados sob o ecrã, são iluminados.
A interação do condutor com o ID.7 foi aperfeiçoada graças a uma nova funcionalidade de comandos por voz. As respostas a comandos e perguntas são tão abrangentes e interativas como as dos assistentes de voz dos mais recentes smartphones. Graças a um conjunto de novidades – como as saídas de ar com controlo automático através de atuadores eletrónicos e novos bancos ergoActive (opcionais) com uma nova função de massagem por pontos de pressão e climatização automática– o ID.7 oferece um nível de conforto climático equivalente ao do segmento premium. Outra novidade é o opcional tejadilho panorâmico com vidro inteligente: as camadas de vidro do tejadilho podem ser comutadas eletronicamente entre opacas e transparentes.
Autonomia alargada
No ID.7, a Volkswagen implementou uma série de soluções técnicas para reduzir o consumo de energia e aumentar a autonomia. Graças a um consumo combinado em ciclo WLTP de apenas 14,1 kWh em cada 100 quilómetros,a autonomia deste modelo elétrico da Volkswagen é mais próxima à dos modelos com motor a gasolina. O baixo consumo e a elevada autonomia para até 621 km (WLTP) são possíveis de alcançar devido à combinação de vários fatores: a elevada eficiência do novo motor elétrico e a última geração de células da bateria de elevada densidade. Outro fator a considerar é a apurada vertente aerodinâmica da carroçaria, com um coeficiente de apenas 0.23 (pode variar mediante a dotação de equipamento) a contribuir para a redução dos consumos.
Carregamento rápido e silêncio a bordo
Permitindo uma condução silenciosa, marcada por uma quase ausência de perturbação por ruídos exteriores, o habitáculo do ID.7 atinge níveis de refinamento mais elevados, o novo e mais apurado desempenho dinâmico.
A aceleração de 0 a 100 km/h é de 6,5 segundos e a velocidade máxima limitada a 180 km/h.
O motor elétrico entrega os 286 cv e os 545 Nm de binário máximo ao eixo traseiro motriz.
Quando ligado a posto rápido (DC) em condições ideais, o ID.7 consegue repor energia suficiente para percorrer 204 km (segundo o ciclo WLTP) em apenas 10 minutos, mediante uma capacidade máxima de carregamento de 175 kW. Nas mesmas condições, bastam 28 minutos para elevar a carga dos 10 ao 80 por cento.
Muito espaço para viajar
A grande distância entre eixos e as dimensões compactas do conjunto propulsor elétrico permitem libertar muito espaço no habitáculo, seja na primeira ou na segunda fila de bancos, com muitos centímetros disponíveis para as pernas de quem viajar atrás. A integração da bateria no piso do automóvel em nada prejudica a altura livre no habitáculo, bem evidente nos 1.030 mm disponíveis à frente (1.025 mm com tejadilho panorâmico) e 961 mm atrás (960 mm com o tejadilho panorâmico). A tampa da mala de acionamento elétrico facilita o acesso aos vastos 532 litros de capacidade da bagageira, valor que pode chegar aos 1.586 litros mediante o rebatimento dos bancos traseiros.
Os sistemas de assistência à condução, como o Travel Assist assumem um controlo permanente de toda a ação em redor do ID.7, incluindo nas mudanças de faixa em autoestrada. O condutor terá sempre de monitorizar as manobras, mas o esforço de condução mais reduzido. O ID.7 está ainda preparado para apoiar e facilitar de várias formas as manobras de estacionamento, com a função Park Assist a memorizar e a reconhecer vários locais habituais de parqueamento, podendo as manobras serem realizadas de forma autónoma a partir de uma distância de 50 metros do local referenciado. O condutor terá apenas de monitorizar os movimentos da ação.
Equipamento de série exclusivo
No momento do lançamento, o ID.7 está disponível na versão ID.7 Pro, dotado de bateria de 77 kWh de capacidade. Esta variante conta com um rol de equipamento de série, incluindo jantes de 19’’, volante multifunções aquecido, sistema de navegação, head-up display de realidade aumentada, câmara traseira de ajuda ao estacionamento, Travel Assist, ar condicionado Climatronic de duas zonas, Park Assist, iluminação exterior em LED, tejadilho em preto, abertura elétrica da bagageira, etc. As unidades destinadas aos mercados europeus e América do Norte são produzidas na fábrica alemã de Emdem.
O ID.7 é o único modelo da classe a estar equipado, de série, com head-up display de realidade aumentada, projetando todas as informações importantes no vidro dianteiro, num plano em linha com o campo de visão do condutor, permitindo que este nunca desvie os olhos da estrada.
Novo sistema de infoentretenimento de 15’’.A principal interface de comunicação entre o condutor e o ID.7 fica a cargo do grande ecrã tátil de 15’’ (38 cm de diagonal) do novo sistema de infoentretenimento, em que a disposição dos menus foi totalmente reestruturada face a outros modelos da Família ID, com o objetivo de simplificar e tornar as operações mais intuitivas. Na base do ecrã fica uma barra iluminada que reúne funções da climatização e dos assentos, bem como um botão “Home” para que o condutor possa aceder rapidamente ao menu principal.
O novo assistente de voz online permite agora o acesso a um ainda mais alargado leque de funções, incluindo alteração de perfis de condução, das cores da iluminação interior ou consultar a meteorologia. Na prática, o assistente de reconhecimento de voz IDA (Intelligence Digital Assistant) funciona como num smartphone, sendo capaz de responder mediante um conjunto de tópicos. Por exemplo, face à expressão “Tenho fome” o sistema responde com um conjunto de propostas de restaurantes na zona.
Ar condicionado com saídas de ventilação inteligentes.
O ID.7 estreia um sistema de ar condicionado com controlo ativo das aberturas de ventilação. As saídas de ar inteligentes com motores verticais e horizontais controlados eletronicamente abrem e fecham de modo automático e distribuem o ar por uma vasta área do interior, utilizando movimentos dinâmicos. Além disso, se a função estiver ativa, a climatização liga-se automaticamente assim que seja detetada a aproximação da chave a partir do exterior. Algumas funções do ar condicionado também podem ser ativadas através do assistente de voz.
A grande ligação entre conforto e agilidade é possível graças à combinação da arquitetura da suspensão com o controlo adaptativo do chassis (DCC) melhorado. O conforto no ID.7 é ainda otimizado por novos detalhes como, por exemplo, a capacidade de amortecimento especificamente ajustada ao eixo traseiro. Além disso, o baixo centro de gravidade do ID.7, devido à integração da bateria no piso do veículo, também tem um impacto positivo no comportamento em estrada. O sistema de controlo adaptativo de chassis (DCC) conta com um novo software e algoritmos aperfeiçoados, conseguindo controlar os amortecedores face ao movimento das rodas e da carroçaria. Os perfis de condução (Eco, Comfort, Sport e Individual) possibilitam ao condutor escolher qual a melhor configuração dinâmica para cada momento.
Bancos ergoActive.
Para o ID.7, a Volkswagen desenvolveu novos bancos ergoActive para o condutor e o passageiro dianteiro, com regulações elétricas, função de memória, função de acesso Comfort e apoio de pernas ajustável. Oferecem também uma nova função de massagem por pontos de pressão. A versão topo de gama – bancos ergoActive premium –inclui uma nova função de climatização automática e uma função de massagem. As funções de climatização e de massagem estão permanentemente visíveis através dos comandos táteis no sistema de infoentretenimento e podem ser ligadas, desligadas e reguladas.
Em opção, o ID.7 disponibiliza o novo teto de abrir panorâmico com tecnologia Smart Glass. O teto pode apresentar-se opaco ou tornar-se transparente de um momento para o outro, através de uma camada de cristais líquidos dispersos em polímero (PDLC) integrada no vidro. O sistema é controlado pelo interruptor de controlo tátil localizado na consola do tejadilho ou através do assistente de voz online.
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