75 anos do ‘Pão de forma’ –a Volkswagen celebra aniversário do seu maior ícone
Volkswagen revela primeiro vislumbre do seu novo modelo elétrico acessível

Volkswagen apresenta terceira geração do Tiguan

By on 20 Setembro, 2023

A Volkswagen estreou mundialmente a nova geração do Tiguan com muitas novidades, trazendo ainda novas motorizações híbridas plug-in, que permitem uma autonomia elétrica de cerca de 100 quilómetros e carregamento rápido em corrente contínua. Como aconteceu com o novo ID.3, o novo interior com o Digital Cockpit, ecrã de infotainment, head-up display e seletor de experiência de condução de utilização intuitiva é baseado no feedback dos clientes.

O novo modelo chegará a Portugal no segundo trimestre de 2024.

O Tiguan é o modelo mais vendido da Volkswagen em todo o mundo e a marca alemã relançou o seu ‘bestseller’ com novas tecnologias e características premium, como os faróis LEDMatrix HD e o novo controlo adaptativo do chassis. Já foram vendidos mais de 7,4 milhões de unidades do modelo em todo o mundo e a terceira geração do modelo estará disponível com um sistema de controlo ativo da suspensão recentemente desenvolvido e com características de grande dimensão, como os faróis LED Matrix HD. Baseia-se na nova geração da plataforma modular transversal, a MQB evo. 

A nova plataforma possibilitou a implementaçao de vários tipos de propulsão no Tiguan. Por exemplo, estarão disponíveis motores Diesel sobrealimentados (TDI), motores a gasolina sobrealimentados (TSI), motores a gasolina sobrealimentados com tecnologia mild hybrid (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid) que serão propostos no futuro exclusivamente em conjunto com a caixa de velocidades automática (DSG). Tal como nos modelos Volkswagen ID. e no novo Passat, a posição do seletor da caixa de velocidades será futuramente alterada através de um comando na coluna de direção, à direita do volante, com um princípio de funcionamento intuitivo. O comando é rodado para a frente para “D”, para conduzir em frente, e para trás para “R” para se poder fazer marcha-atrás, enquanto o travão de estacionamento é ativado premindo a parte lateral do manípulo. Todos os modelos Tiguan dispõem adicionalmente de patilhas atrás do volante.

Os novos motores híbridos terão, garante a Volkswagen, uma autonomia totalmente elétrica de cerca de 100 km e o carregamento AC será mais rápido em todas as versões eHybrid, e o carregamento rápido DC de série também será possível pela primeira vez.

É também a base para uma nova geração de tecnologias de controlo de chassis, uma vez que a marca germânica renovou o controlo de chassis adaptativo DCC, o novo DCC Pro opcional com amortecedores com configuração de duas válvulas. Além disso, o novo modelo está equipado de série com o Vehicle Dynamics Manager, que fez a sua estreia no atual Golf GTI. O sistema controla as funções dos bloqueios eletrónicos do diferencial (XDS) e os componentes de dinâmica lateral dos amortecedores controlados no sistema DCC Pro. As aplicações de força de travagem específicas para cada roda e as alterações seletivas na dureza dos amortecedores, proporcionam maior conforto ao rolar e melhor desempenho em curvas mais dinâmicas. 

Um Digital Cockpit de design simplificado, com base na MIB4, a plataforma de infotainment modular de quarta geração, oferece o nível de informação mais elevado e inclui serviços digitais e aplicações a bordo. A função de massagem pneumática para os bancos dianteiros ou os faróis IQ.LIGHT LED MAtrix HD2 – utilizados pela primeira vez no Tiguan – são derivados do modelo premium, o Touareg. 

No exterior, o SUV compacto apresenta um design completamente novo. A frente apresenta os novos faróis LED e uma faixa horizontal coberta de vidro. As aberturas da grelha do radiador estão agora localizadas nos lados exteriores do para-choques, onde as cortinas de ar asseguram um ótimo direcionamento do ar. A extremidade dianteira de design limpo destaca o facto de o coeficiente de resistência aerodinâmica ter melhorado de 0,33 para 0,28. Esta silhueta é caracterizada por arcos atléticos sobre as cavas das rodas (com jantes até 20 polegadas). 

Também no interior, o Tiguan apresenta um conceito e um design completamente novo. Os módulos incluem o novo Digital Cockpit (instrumentos digitais com revestimento antirreflexo em formato tablet tipo landscape), um ecrã de infotainment que pode medir até 38 centímetros (15 polegadas) e que possui uma estrutura de menus e um grafismo totalmente novos, um novo head-up display (projeção no para-brisas) e um novo seletor multifunções de experiência de condução com ecrã OLED integrado. Este novo comando rotativo com o seu próprio mini ecrã, pode ser utilizado para controlar o perfil de condução, o volume do rádio ou também as cores da iluminação de fundo. Por outro lado, há inúmeras funções do veículo e do sistema de infotainment que podem ser facilmente ajustadas através de linguagem natural, com o novo assistente de voz IDA. 

O Tiguan está equipado de série com um grande número de sistemas de conforto e assistência. Para além do Side Assist (sistema de mudança de faixa), Front Assist (travagem de emergência autónoma), Lane Assist (sistema de manutenção da faixa de rodagem) e câmara traseira, estes incluem também o reconhecimento de sinais de trânsito. Estará também disponível uma vasta gama de sistemas opcionais. Estes incluem, entre outras, as tecnologias Park Assist Pro, com capacidade de estacionamento remoto (para entrada e saída automática de lugares de estacionamento controladas pelo condutor a partir do exterior do veículo através de uma aplicação para smartphone) ou ainda a Trailer Assist (para manobras assistidas com atrelado).

O novo Tiguan aumentou o seu comprimento em cerca de três centímetros. A altura, a largura e a distância entre eixos permanecem praticamente idênticas às do antecessor. E, embora o SUV seja apenas ligeiramente mais comprido, a sua capacidade da bagageira aumentou 37 litros para 652 litros (quando carregado até à altura dos encostos do banco traseiro).

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)