Volkswagen Apresenta Novo Polo
A Volkswagen revelou oficialmente o seu novo Polo, confirmando o que já era esperado: a 6.ª geração do subcompacto é mesmo maior, mais espaçosa e mais confortável que o atual modelo.
Maior e tendo como base a plataforma MQB-A0 (a mesma do Seat Ibiza), o novo Polo conta com 4,05 m de comprimento (7 cm a mais que a geração anterior) 1,75 m de largura (mais 7 cm), 1,44 m de altura e uma distância entre-eixos de 2,56 cm (mais 9 cm). A bagageira oferece 351 litros de capacidade, mais 71 litros que a anterior geração.
Contando com 5 versões – Trendline, Comfortline, Highline, Beats e GTI (por ordem de preço e sofisticação) – o novo Polo destaca-se também pelo novo Active Info Display – o equivalente da VW ao Virtual Cockpit da Audi – já que é o primeiro modelo da marca alemã a contar com a segunda geração de ecrãs TFT. Podendo ter até 8 polegadas dependendo das versões, o novo ecrã multimédia é sensível ao toque e o painel de instrumentos analógico também foi substituído por um ecrã digital nas versões de topo.
O novo Polo também contará com novas tecnologias de assistência ao condutor e de entretenimento como travagem automática contra peões (disponível desde a versão mais básica Trendline), assistência ao estacionamento (Park Assist), assistente de pontos cegos e de tráfego cruzado, e cruise control adaptativo (capaz de travar por completo e acelerar novamente dependendo do tráfego).
Em termos de motorizações, confirmam-se os blocos de 3 cilindros para os motores a gasolina 1.0 atmosféricos MPi, de 65 CV e 75 CV, e dois motores 1.0 TSi com 95 CV e 115 CV. Nas versões Diesel, o 1.6 TDI passa a ter uma versão base de 80 CV e outra com 95 CV. Relativamente ao Polo GTI, motor 2.0 TSi, de 200CV (o mesmo do Golf GTi).
No que se refere a opcionais, o Polo terá 14 cores externas disponíveis, 13 cores de revestimentos internos, 12 estilos diferentes de jantes, faróis LED, DRLs de LED, ar-condicionado digital Air Care Climatronic (com sensor de qualidade), carregamento sem fios para smartphones e o maior teto solar panorâmico do seu segmento.
O Polo é um dos modelos best sellers da VW, a par com o compacto Golf e o SUV Tiguan e o representante da marca no segmento dos automóveis subcompactos, o mais importante da Europa, onde tem como principais rivais o Ford Fiesta, o Renault Clio e o Peugeot 208, entre outros.
Deverá chegar a Portugal em dezembro.
Texto: Luís M. Mota
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários