Como vender o carro na internet?
Vender um carro pode ser algo tão célere quanto fastidioso, se demorarmos mais tempo que aquele que antevemos. Porém, num mundo que respira internet, a tarefa está facilitada. Apesar disso, há pequenas dicas que nos podem ajudar neste particular, quando queremos colocar um anúncio para a venda de um veículo. Conheça algumas delas percorrendo a galeria em cima ou vendo os tópicos em baixo.
André Duarte
Fotografias: quer queiramos quer não, a imagem vende, e o primeiro impacto pode ser a diferença entre a eficácia ou ineficácia de um anúncio, por mais fantástico que o nosso veículo seja. Devemos por isso, primeiro que tudo, colocá-lo a ‘brilhar’, exterior e interiormente, com uma boa lavagem/limpeza. Depois disso, tirar algumas fotografias – frente, traseira, lateral, interior, detalhes. Publicar entre seis a 10 fotos é o suficiente, oferecendo uma perspetiva do modelo, sem pecar por excesso ou por defeito na informação apresentada.
Informação: se estamos nesta fase, quer dizer que, pelo menos, a imagem “agradou” e houve interesse em saber algo mais. O modelo deve por isso conter uma pequena descrição das suas maiores potencialidades, num texto claro, sucinto e objetivo.
Ficha técnica: devem ser apresentados os dados principais do veículo, como motor, cilindrada ou potência, assim como alguns extras, mas sem cairmos no exagero. Temos que pensar que o anúncio na internet pode chegar a qualquer público, especializado e não especializado, por isso temos que ser o mais claros possíveis na informação, mas sempre com bom senso na quantidade de tópicos apresentados.
Raridade: se for um modelo raro, do qual foram produzidos um número reduzido de unidades, ou uma edição especial, tal também deve ser mencionado.
Histórico do veículo: informações como número de proprietários, número de quilómetros, ano do veículo ou tipo de utilização (carro de utilização diária ou ocasional, por exemplo, só de fim de semana); assim como se tem registo de acidentes, toques ou problemas mecânicos. Não vale a pena omitir qualquer informação, mesmo que isso implique expor algumas lacunas, porque dificilmente algo será pior que a discrepância entre a informação prestada e o estado real do veículo para uma pessoa que esteja interessada numa possível compra.
Motivo da venda: não é forçoso que apareça, mas é algo que é sempre valorizado, mostrando franqueza em relação à venda que se está a realizar. As pessoas gostam sempre de saber a razão pela qual alguém se quer desfazer de algo que elas ponderam adquirir. Terá dado problemas, ou há outro motivo?
Preço: o ideal é fazermos uma pesquisa de mercado e percebermos a sua cotação. É normal que queiramos tirar a maior rentabilidade do nosso produto, mas, por melhor que seja o estado em que este se encontre, é preciso entender que há tetos orçamentais que não devem ser ultrapassados, correndo o risco de dissuadirmos pelo preço possíveis interessados. Podemos, dentro do aceitável, ‘puxar’ pelo seu valor, se se justificar, mas temos de ser razoáveis e não pensar que estamos a vender um carro novo.
Venda online: há vários sites que podem ser um rápido veículo na disseminação do nosso anúncio de venda de um veículo, como o OLX ou o Standvirtual. Estes são dois exemplos de opções para colocarmos um anúncio, que garantidamente irá passar pelos olhos de muitos interessados.
Resposta: um fator muito importante e que não deve ser descurado. O anunciante deve estar alerta para qualquer contacto (seja por e—mail ou telefone) e responder com celeridade aos interessados. Enquanto a nossa resposta é aguardada, o cliente pode estar a fazer outros contactos e o negócio a ‘desenhar-se’ na porta ao lado, tudo porque demorámos a responder a uma solicitação de compra. Não é forçoso que tenhamos que estar alerta a todo o segundo, mas uma consulta regular para verificar se há algum contacto não custa nada e pode trazer-nos os desejados dividendos.
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