Vai comprar um carro importado? Cuidado com potenciais problemas
O mercado de carros importados é muito forte em Portugal e França é o principal fornecedor de veículos para o mercado nacional. Alemanha, França, Bélgica e Itália são os maiores exportadores de carros usados na Europa. No entanto, esses veículos não estão livres de defeitos.
A carVertical analisou os relatórios de histórico de veículos adquiridos por utilizadores da plataforma em 2023, destacando os importados de outros países. Em Portugal, aproximadamente um terço dos carros verificados (32,6%) vieram de França, seguido pela Alemanha (31,7%), Bélgica (16%), Holanda (7,4%) e Itália (5,2%).
No entanto, preocupantemente, uma parcela significativa desses veículos importados apresentava problemas. Por exemplo, dos carros provenientes de França, 3,3% tinham o conta-quilómetros alterado e 41,2% tinham sofrido danos. Da Alemanha, 3,4% tinham a mesma irregularidade no conta-quilómetros e 22,8% tinham danos registados. Da Bélgica, 3,6% tinham quilometragem falsificada e 40,2% tinham registos de danos. Isso indica que mesmo países conhecidos pela qualidade dos seus carros usados não estão isentos de problemas quando os veículos são exportados para outros países.
Matas Buzelis, especialista e Diretor de Comunicação da carVertical, destaca que embora a Alemanha seja o maior exportador de carros usados na Europa, quando esses veículos são transferidos para proprietários em países estrangeiros, as informações sobre o seu histórico podem ser alteradas, aumentando o risco para os compradores.
Existem várias formas de adquirir um automóvel importado em Portugal. Os compradores podem escolher o modelo desejado em sites de anúncios estrangeiros e comprar diretamente no site ou através de uma empresa de importação, que cuidará de todos os documentos e entrega do carro na porta do comprador. Outra opção é comprar um carro em Portugal que ainda não foi registado no mercado nacional, exigindo que o comprador faça o registo e passe na inspeção técnica. No entanto, há também uma opção mais arriscada, onde o comprador pode inadvertidamente adquirir um carro importado sem saber, pois o veículo já estava registado no momento da compra e foi vendido sem mencionar o seu histórico estrangeiro. É essencial inspecionar o histórico do veículo para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
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