Vai acabar-se…o Fiesta
A produção do Ford Fiesta termina na próxima semana, o último exemplar do carro mais vendido de sempre na Grã-Bretanha e o quarto mais vendido de sempre da marca em todo o mundo irá parar a sua produção a 7 de julho.
Embora ainda existam alguns Fiesta a circular nos Estados Unidos, a maioria dos 15 milhões de unidades vendidas continua espalhada pela Europa. Foi introduzido pela primeira vez em 1976 e rapidamente ganhou popularidade no estrangeiro. A sua construção compacta tornava-o ideal para cidades movimentadas e cheias de gente, onde os lugares de estacionamento são competitivos e as ruas são estreitas.
O Ford Fiesta chega assim ao fim de 47 anos e oito gerações.
Segundo a Autocar, os dois últimos permanecerão na Ford. Um juntar-se-á à frota internacional da empresa, baseada na fábrica de Colónia, na Alemanha, onde o modelo foi produzido, e o outro será destinado à frota do Reino Unido.
Na fábrica de Colónia, o Fiesta vai dar lugar ao SUV elétrico Ford Explorer.
O carro não apanhou o vírus, mas foi a covid-19 que o condenou à ‘morte’. Em 2021, o carro caiu abruptamente nas tabelas de vendas, porque os fabricantes tiveram que se concentrar nos carros que mais lucros davam, maiores do que o Fiesta, e embora não tenha sido esse o único motivo, foi um forte argumento. A Ford suspendeu as encomendas do Fiesta em junho de 2022, foi o crossover Puma que substituiu o Fiesta, até no Mundial de Ralis.
O carro continua a vender muito no mercado de usados, mas o Fiesta é apenas um dos vários modelos da Ford que foram eliminados nesta transição elétrica. Os últimos S-Max e Galaxy já terminaram a sua vida nas linhas de produção, e o Focus termina em 2025.
O primeiro grande sucesso da marca, foi o Ford Model T, agora a Ford espera que seja a divisão Ford Model E a dar cartas. A Ford já anunciou que depois de 2023 só venderá carros elétricos na Europa.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários