Unidade Stellantis de Mangualde iniciou construção de veículos elétricos
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, destacou um dia histórico para o Centro de Produção Stellantis de Mangualde e para a indústria portuguesa, com a produção em grande escala dos primeiros veículos de passageiros e comerciais ligeiros elétricos a bateria em Portugal.
A fábrica de Mangualde produzirá oito modelos 100% elétricos das marcas Citroën, Peugeot, Fiat e Opel, tanto para o mercado doméstico quanto para exportação. O evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e outras autoridades, sublinhando a importância deste marco para a mobilidade sustentável, a economia, o PIB, as exportações, o emprego e o desenvolvimento industrial da região.
Com o apoio do Governo e um investimento de 119 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a fábrica da Stellantis em Mangualde tornou-se uma referência na mobilidade elétrica sustentável em Portugal.
Anunciada por Carlos Tavares para 2025, a produção de veículos elétricos começou antes do previsto, com a produção em série iniciada em outubro. O projeto “GreenAuto” envolveu 37 entidades e levou a melhorias significativas na fábrica, incluindo uma nova linha de montagem de baterias que modernizou uma área de 800m² e criou 63 empregos.
A eletrificação da fábrica apoia o plano estratégico “Dare Forward 2030” da Stellantis, que visa liderar a eletrificação e a venda de veículos comerciais, reduzir as emissões de CO₂ pela metade até 2030 e alcançar a neutralidade carbónica até 2038. A fábrica já opera com um parque fotovoltaico que cobre 32% das suas necessidades energéticas, visando alcançar 50% até o final de 2025.
Decorrente de um mega-concurso público realizado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Stellantis eletrificou frota do SNS com 719 automóveis elétricos que vão servir as Unidades de Cuidados Continuados de Saúde em todo o território continental.
“Este dia representa um indescritível motivo de orgulho para todos na Stellantis e especial para todos os que connosco colaboram aqui em Mangualde. Estamos a testemunhar um importantíssimo virar de página nesta unidade fabril, que consegue estar na linha da frente em termos de inovação. Dentro em breve estará nas estradas uma nova gama de oito veículos elétricos ‘made in’ Portugal. Esta é a nossa visão para o futuro da indústria automóvel e revelamos hoje, aqui, mais uma prova de que é possível concretizar os nossos mais ambiciosos planos, de forma sustentável e de forma economicamente viável, colocando os melhores produtos ao serviço dos clientes. Seguimos rumo à descarbonização, proporcionando uma mobilidade segura, acessível e ambientalmente responsável para proteger as próximas gerações.”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
“Mangualde é uma unidade com raízes portuguesas, com mais de sessenta anos de história, aqui, em solo luso. O que estamos a testemunhar hoje é o feito de uma vasta equipa de Mangualde, inserida num dos maiores grupos industriais a nível mundial, liderado por um português, Carlos Tavares. Isto deve encher-nos de orgulho e serve de exemplo à escala global. Esta fábrica, que é uma das três melhores do mundo nos mais exigentes requisitos de qualidade e inovação, conta com uma equipa de excelência que, pôs mãos-à-obra e não só cumpriu, como ultrapassou o objetivo inicial de arrancar com a produção de veículos elétricos, prevista inicialmente para 2025. Por outro lado, Mangualde está também um passo à frente em termos de sustentabilidade ambiental e já no próximo ano vai alcançar a meta de 50% de autonomia energética. Além da vertente económica e industrial, a Stellantis Portugal deu também um enorme passo social ao ser a escolhida para fornecer 719 viaturas elétricas e sem emissões que vão servir o SNS. No final de contas, daqui só podemos tirar bons exemplos…”, afirmou Sua Excelência, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários