União Europeia adota regras de sustentabilidade para as baterias
Uma das questões que é mais levantada pelos ‘opositores’ dos carros elétricos é a sustentabilidade baterias, mas o Conselho da União Europeia (UE) adotou hoje formalmente um regulamento para reforçar as regras de sustentabilidade das baterias e respetivos resíduos, nomeadamente para o lítio, propondo ainda metas para a valorização deste metal.
Como se sabe, há muito que a UE possui legislação sobre os óleos e as borrachas dos pneus dos veículos. A UE adotou a Diretiva 2000/53/CE sobre Veículos em Fim de Vida Útil, que estabelece requisitos para a recuperação e reciclagem de veículos descartados.
A diretiva exige que os Estados membros estabeleçam sistemas para a coleta, reciclagem e recuperação de resíduos de veículos, incluindo pneus e óleos usados.
Mas há outras metas de sustentabilidade na calha…
A UE promove transição para uma economia circular, onde os recursos são utilizados de forma mais eficiente e os resíduos são reduzidos. Isso envolve a promoção da reciclagem, reutilização e reparação de produtos, além de minimizar o desperdício.
A UE adotou também a Diretiva de Plásticos de Uso Único, que visa reduzir o consumo de produtos de plástico descartáveis. A diretiva proíbe certos produtos de plástico descartáveis, incentiva a redução do consumo de outros e estabelece metas de reciclagem para os Estados membros.
Essas são apenas algumas das metas e iniciativas que a UE tem considerado para promover a sustentabilidade. Agora foi a vez das baterias.
De acordo com um comunicado emitido por ‘Bruxelas’, o regulamento, que regula a vida das baterias, da produção até à reutilização e reciclagem, fixa uma meta para a valorização do lítio a partir de resíduos de baterias em 50% até 2027 e 80% até ao final de 2031, mas que pode ser alterada em função da evolução do mercado e da tecnologia e da disponibilidade do metal alcalino.
O regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho, cujo processo de adoção fica hoje concluído, aplicar-se-á a todas as baterias, incluindo todos os resíduos de baterias portáteis, baterias de veículos elétricos, baterias industriais, baterias de arranque, iluminação e ignição e baterias de meios de transporte ligeiros (por exemplo, bicicletas, motoretas e trotinetes elétricas).
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