Um problema de tamanho: Porque é que os SUVs estão a mudar as estradas europeias?
Os SUV são agora a pedra basilar da indústria automóvel, representando cerca de 50% das vendas de veículos novos na Europa. Esta tendência é apenas um dos motivos pelos quais as estradas europeias poderão estar a mudar.
Já não se fazem carros pequenos como antigamente. A tecnologia e a segurança levam a que mesmo os carros mais pequenos sejam “gigantes” face aos carros do passado. Basta ver a evolução do tamanho dos Mini ao longo do tempo para perceber como tem evoluído a indústria automóvel e o mercado.
E esta tendência tem-se acentuado de uma forma transversal. Segundo um estudo da Transport & Environment, a largura dos veículos de passageiros novos está a aumentar um centímetro de dois em dois anos. O atual limite máximo de largura da UE de 255 cm, inicialmente implementado em meados da década de 1990 para controlar as dimensões dos autocarros e camiões, revela-se inadequado para lidar com as dimensões crescentes dos SUV. Receia-se que esta tendência continue se não for regulamentada.
180 cm é o valor de referência, uma vez que corresponde à especificação da largura mínima para o estacionamento na via pública na Europa. E como há cada vez mais veículos que excedem esta largura, estes começam a invadir os passeios, as estradas ou ambos.
A lista de veículos que agora chega aos 200 cm de largura começa a ser considerável e pondera-se a necessidade de regular a largura máxima, uma vez que as estradas e as ruas europeias não foram feitas para este tipo de veículos. Segundo a Transport & Environment, um aumento de 10 cm na largura do veículo está correlacionado com um risco 30% maior de mortes em colisões com peões e ciclistas.
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