Um pequeno tesouro da história do Volkswagen ‘Bulli’ está de volta à estrada
É mais conhecido por ‘Half-Track Fox’ e estima-se que exista apenas uma unidade deste modelo. Tem quatro eixos, dois direcionais e dois motrizes, com as rodas destes últimos unidas por lagartas.
A história deste Volkswagen T1 ‘Half-track Fox’ começou em maio de 1962, o mês em que foi produzido na fábrica de Hanover, como todos os outros T1. Esta unidade específica, foi enviada posteriormente para a Áustria, onde tinha sido encomendada e conduzida pelo seu proprietário, tranquilamente na sua rotina diária, numa especificação muito semelhante à da grande maioria dos ‘Bulli’ da altura.
Numa zona da Áustria próxima das montanhas, são mais as pessoas com uma apetência para os desportos de inverno, sendo que muitas destas costumavam e ainda costumam precisar de modelos com uma capacidade mais elaborada de ‘sobreviver’ em zonas em que o piso nem sempre é dos melhores, principalmente em termos de aderência. Além disso, as estradas na década de 60 não eram tão numerosas como são hoje e para encontrar o local perfeito para um pouco de esqui pela montanha, muitas vezes, era necessário ter um veículo com capacidade para o alcançar.
Este foi um dos principais pontos que despertou a ideia de Kurt Kretzner, de converter um simples Volkswagen T1 num modelo que fosse capaz de prestar uma excelente ajuda para os guardas das montanhas, caçadores, silvicultores, médicos, equipas de manutenção de antenas de televisão ou rádio, desportistas, entusiastas da natureza e do ar livre e tantas outras pessoas que necessitavam de um veículo que conseguisse superar zonas de neve ou gelo sem grandes dificuldades.
Depois de ter passado cerca de quatro anos a desenvolver este projeto, Kretzner encontrou uma solução de conversão para o T1, que envolvia quatro eixos, dois direcionais com rodas duplas e dois traseiros, motrizes, unidos por lagartas. Esta solução permitia que o T1 conseguisse superar uma grande quantidade de obstáculos e as quatro rodas duplas dianteiras, deixavam que conseguissem inverter a marcha em mais ou menos dez metros. Para as rodas motrizes, estava presente um diferencial autoblocante, mas o motor continuava a ser o mesmo bloco de 1,2 litros com 34 cavalos de potência, capaz de levar este modelo até aos 35 km/h.
Segundo as informações disponíveis, chegaram a ser construídas apenas duas unidades do T1 ‘Half Track Fox’, com a terceira a ficar na gaveta, antes de se ter terminado a produção deste projeto. Mas dessas duas, estima-se que apenas esta sobreviveu. Depois de algumas peripécias e muito poucas “aparições” ao longo destes anos, com a última a ter acontecido em Viena, em 1985. No início dos anos 90 foi adquirida pelo museu da Porsche de Gmünd e uns anos mais tarde passou para um clube de entusiastas da primeira geração do ‘Bulli’ que, infelizmente, não a conseguiram restaurar, depois de uma tentativa mais decidida em 2005.
Depois de tudo isto, foi apenas no final de 2018 que a ‘Half-track Fox’ entrou na coleção de modelos da Volkswagen Classic Vehicles, já com o objetivo de a colocar novamente na estrada. Foi um restauro meticuloso, peça a peça, com a recuperação de toda a carroçaria e de todos os elementos, deixando-os num perfeito estado de conservação, sendo que o resultado final é simplesmente incrível, tanto no exterior, como no interior deste modelo, que podemos agora ver em ação nas imagens fornecidas pela marca.
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