UE precisa de mais pontos de carregamento
A União Europeia continua focada em reduzir as emissões de carbono, mas ao ritmo atual, será difícil concretizar esses objetivos.
A legislação da UE exigirá que todos os automóveis novos vendidos tenham zero emissões de CO₂ a partir de 2035. Pretende-se também 55% menos emissões de CO₂ a partir de 2030, em comparação com os níveis de 2021. Os objetivos foram concebidos para impulsionar a rápida descarbonização das frotas de automóveis novos na Europa. Mas a Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA) receia que o ritmo de construção de pontos de carregamento será um fator limitante.
São necessários oito vezes mais pontos de carregamento
A ACEA refere que, entre 2017 e 2023, as vendas de automóveis elétricos na UE triplicaram face à instalação de pontos de carregamento. A ACEA salienta a necessidade urgente de expandir a infraestrutura de carregamento. Isto para alcançar os ambiciosos objetivos de redução de CO₂ da Europa. A adoção de veículos elétricos em massa depende do acesso generalizado a estações de carregamento públicas.
No ano passado, foram instalados pouco mais de 150 000 pontos de carregamento públicos em toda a UE (menos de 3 000 por semana, em média), atingindo um total de mais de 630 000.
Segundo a Comissão Europeia, devem ser instalados 3,5 milhões de pontos de carregamento até 2030. Atingir este objetivo significaria instalar cerca de 410 000 pontos de carregamento públicos por ano (ou quase 8 000 por semana) – quase três vezes a última taxa de instalação anual.
Embora a Comissão Europeia sugira a instalação de 3,5 milhões de pontos de carregamento até 2030, a ACEA estima que serão necessários 8,8 milhões. No entanto, a ACEA estima que serão necessários 8,8 milhões de pontos de carregamento até 2030. Para atingir este objetivo, seria necessário instalar 1,2 milhões de carregadores por ano (ou mais de 22 000 por semana) – oito vezes a última taxa de instalação anual.
O que dizem os responsáveis da ACEA
“Precisamos da adoção em massa de automóveis elétricos em todos os países da UE para atingir os ambiciosos objetivos europeus de redução de CO2. Isto não acontecerá sem uma disponibilidade generalizada de infraestruturas públicas de carregamento em toda a região”, afirmou a Directora-Geral da ACEA, Sigrid de Vries.
“O fácil acesso a pontos de carregamento públicos não é uma comodidade, mas uma condição essencial para descarbonizar o transporte rodoviário, para além do apoio do mercado e de um quadro de produção competitivo na Europa. Os investimentos em infraestruturas públicas de carregamento devem ser urgentemente aumentados se quisermos colmatar o défice de infraestruturas e cumprir os objetivos climáticos”, advertiu de Vries.
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