Tyre Extinguishers ‘atacam’ em Portugal
São ativistas do clima e esvaziam pneus de SUV’s no âmbito de uma campanha que visa “tornar impossível possuir um enorme 4×4 poluente nas áreas urbanas do mundo”. O que pretendem é “defender-nos das alterações climáticas, da poluição atmosférica e dos condutores inseguros”.
E como o fazem? “Fazemo-lo com uma tática simples: esvaziar os pneus destes veículos enormes e desnecessários, causando incómodo aos seus proprietários”.
O que vão continuar a fazer? “Esvaziar os pneus repetidamente e encorajar os outros a fazer o mesmo”
Porquê? “isso transformará o pequeno incómodo de um pneu furado num obstáculo gigante para a condução de veículos assassinos maciços nas nossas ruas. Estamos a tomar esta medida porque os governos e os políticos não conseguiram proteger-nos destes veículos enormes. Toda a gente os odeia, excepto as pessoas que os conduzem. Queremos viver em vilas e cidades com ar puro e ruas seguras. Pedir educadamente e protestar por estas coisas falhou. É altura de agir.”
No papel que deixam no para-brisas, lê-se: “Atenção, o teu sugador de gasolina mata.”
A explicação está no pára brisas, a consequência, nos pneus sem ar…
Foram muitos os portugueses com SUV’s que na manhã de ontem, quarta-feira, 31 de maio, viram os quatro pneus dos seus carros vazios. Já se sabe quem foi, foram os homens e as mulheres do movimento pelo clima, ‘Tyre Extinguishers’, que pela calada da noite esvaziaram muitos pneus nessa noite.
No seu site, mostram o que é um SUV, alertam para os que não devem ser ‘visados’: “Evitar: Carros claramente utilizados por pessoas com deficiência, carros de comerciantes (mesmo que sejam grandes), mini-autocarros e carros de tamanho normal”.
Este movimento surgiu em março de 2022, e neste momento já atua em países como Alemanha, Áustria, Canadá, Estados Unidos da América, França, Nova Zelândia, Suécia, Portugal e Suíça. E começaram por Lisboa.
Nas redes sociais, já circulam imensas fotos…
FOTO DR (Diretos Reservados, Twitter Tyre Extinguisher)
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários