Tudo o que se sabe sobre o novo Audi Q8
O Audi Q8 combina a elegância de um coupé de luxo de quatro portas com a versatilidade prática de um grande SUV. Luxuosamente equipado, interligado de forma abrangente e suficientemente robusto para um desempenho off-road, é um companheiro ideal para a vida profissional e momentos de lazer. É lançado no mercado europeu no terceiro trimestre de 2018.
O Q8 exala dinâmica desportiva e prestígio de luxo como nenhum outro SUV da Audi. Com 4,99 metros de comprimento, 2 metros de largura e 1,71 metros de altura, este SUV coupé é mais largo, mais curto e mais baixo que o modelo irmão Q7. Com uma distância entre eixos de quase 3 metros, oferece um interior espaçoso, que bate os concorrentes diretos nas dimensões mais relevantes, incluindo no comprimento interior e altura ao tejadilho. Quando solicitado, está disponível regulação longitudinal na sua fila traseira de três lugares. Com o banco traseiro rebatido, o compartimento de bagagens chega até uns expressivos 1,755 litros.
Nova presença para a família Q: o design exterior
Com a imponente grelha Singleframe em desenho octogonal, o Audi Q8 é a nova face da família Q. A robusta e proeminente grelha do radiador com seis lâminas verticais cromadas, juntamente com o spoiler dianteiro e as grandes entradas de ar contornadas, enfatiza o aspeto de autoconfiança. O tejadilho elegantemente inclinado termina nos pilares D suavemente inclinados e assenta acima das cavas das rodas cujas jantes podem ter até 22 polegadas. Numerosos detalhes recordam o design do quattro original. Contornos pronunciados e superfícies atleticamente delimitadas transmitem uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração permanente às quatro rodas. O spoiler, as coberturas das cavas das rodas, as soleiras das portas e o difusor estão numa cor de contraste, para enfatizar ainda mais a aparência off-road.
Os faróis em LED, de série, iluminam a estrada, estando também disponíveis com a tecnologia HD Matrix LED como opção. Aqui, tanto a assinatura tridimensional das luzes diurnas quanto as luzes traseiras têm um caráter digital. Uma faixa de luz liga as unidades na parte traseira, e, tal como no Audi quattro original, a base desta faixa é uma superfície preta. Os proprietários do Q8 podem utilizar a app myAudi no smartphone para ativar várias funções de iluminação e utilizá-las desde o exterior da viatura.
Experiência de condução desportiva: suspensão e direção
Audi é quattro e quattro é Audi. Claro que tal pressuposto aplica-se em particular ao Q8, o SUV de topo da Marca. O diferencial central mecânico transfere o binário entre o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60 (como padrão). Quando necessário, transfere a maioria para o eixo com melhor tração. Juntando a isto 254 milímetros de distância ao solo, distâncias curtas entre o centro das rodas e as extremidades dianteira e traseira e controlo hill descent, o Audi Q8 pode continuar a circular depois de terminado o asfalto. A suspensão com controlo de amortecimento é de série. A Audi oferece a suspensão pneumática adaptativa com amortecimento controlado como opção, e com as configurações comfort ou sport. Regula a altura até 90 mm, dependendo da situação de condução e da escolha do condutor.
Além da direção progressiva de série, cuja relação de desmultiplicação se torna cada vez mais direta à medida que o ângulo de direção aumenta, a Audi também oferece a opção de direção às quatro rodas. No eixo traseiro, um atuador mecânico gira as rodas até cinco graus. A baixa velocidade, as rodas traseiras viram na direção oposta às rodas dianteiras, aumentando a agilidade do Q8, enquanto a velocidades mais altas viram na mesma direção visando melhorar a estabilidade.
Todos os sistemas de acionamento são particularmente eficientes graças à nova tecnologia mild-hybrid (MHEV). O sistema elétrico primário de 48 V incorpora dois importantes módulos tecnológicos: uma bateria de iões de lítio e um alternador de arranque com correia. Soluções que permitem ao Q8 circular a velocidades até aos 160 km/h com o motor de combustão desligado, além de conseguir recuperar até 12 kW em desaceleração. A tecnologia MHEV permite longas fases de roda livre, e o sistema start-stop desativa o motor de combustão abaixo dos 22 km/h.
Clareza é o novo parâmetro premium: o interior
A simbologia de fácil compreensão representa a precisão digital da Audi e o elevado nível de integração de arquitetura e operacionalidade. O elemento central é a ecrã MMI touch response, que, com o visual de black panel, quase se dilui numa grande superfície preta quando é desligado. Todos os elementos têm uma associação visual lógica uns com os outros, desde a faixa plana de ventiladores até à larga consola no túnel central que comporta a alavanca do seletor de velocidades tiptronic. Na escuridão, a luz de contorno opcional traça as linhas de design distinto do interior e proporciona luz ambiente para a sigla quattro tridimensional gravada a laser por cima do porta-luvas – mais um exemplo da paixão pelo pormenor da Audi. Opções incluindo bancos de contorno individual com função de massagem e ventilação, ar condicionado automático de quatro zonas e o pacote de qualidade do ar melhoram ainda mais o elegante ambiente.
Sensível e conciso: controlos e displays
Com o conceito operacional MMI touch response do novo Audi Q8, quase todas as funções podem ser acedidas através de dois grandes monitores. O ecrã superior de 10,1 polegadas é utilizado para controlar os sistemas de info-entretenimento e de navegação. O condutor usa o ecrã de 8,6 polegadas colocado abaixo para o aquecimento e ar condicionado, funções de conveniência e entrada de texto, com o punho confortavelmente repousado na alavanca da caixa de velocidades.
A operação é rápida e simples: um clique tátil e acústico confirma quando um dedo ativa uma função. Além de tudo isso, o controlo de voz em linguagem natural transforma o Audi Q8 num parceiro de diálogo inteligente. Os condutores podem expressar os seus comandos livremente. O controlo de voz pode, por exemplo, entender a frase “estou com fome” e, em resposta, sugerir os restaurantes mais próximos.
Os instrumentos são exibidos no Audi virtual cockpit, totalmente digital. O ecrã de elevada resolução de 12,3 polegadas pode exibir duas visualizações distintas através do volante multifuncional. A opcional versão plus inclui uma terceira visualização, particularmente desportiva. O head-up display também projeta informações importantes no para-brisas, incluindo orientações detalhadas para navegação.
Rede inteligente: Audi connect e sistemas de assistência à condução
Está disponível o MMI de navegação Plus que inclui o módulo de transferência de dados Audi connect com o padrão LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi. O sistema de navegação reconhece as preferências do condutor com base em viagens anteriores e pode, portanto, fazer sugestões inteligentes. Os serviços online do Audi connect adicionam soluções preditivas ao processo de planeamento de rotas. Isso permite que os dois serviços Car-to-X – reconhecimento de sinais de trânsito e informações de perigo – beneficiem da partilha de informações de outros veículos da frota Audi. A chave Audi connect opcional permite ao condutor fechar/abrir o veículo e ligar o motor usando um smartphone Android compatível. Perfis de utilizadores individuais permitem que até 400 configurações preferenciais sejam armazenadas para vários condutores. Com a app myAudi, os condutores também podem transferir destinos especiais para o sistema de navegação, transmitir música ou transferir o calendário do smartphone para o sistema MMI.
O Audi Q8 é topo de gama em termos de qualidade de som e conetividade, graças ao Audi phone box e ao voice-over LTE. O mesmo acontece com o sistema de som Bang & Olufsen Advanced, que oferece uma nova experiência espacial, trazendo o seu fascinante som 3D aos cinco lugares. A música passa exatamente como foi gravada na sala de concertos.
Quer seja a estacionar, na cidade ou em viagens longas, o Audi Q8 auxilia o seu condutor em muitas situações. Entre os sistemas que contribuem para isso estão o cruise control adaptativo, o assistente de eficiência, o assistente de cruzamento, o aviso de mudança de faixa de rodagem, o curb warning (aviso de proximidade ao passeio) e as câmaras de 360 graus. Um dos destaques é o garage pilot remoto, disponível no início de 2019. Sob a supervisão do condutor, orienta o SUV para dentro de uma garagem e sai de lá de forma autónoma. O condutor sai do carro antecipadamente e ativa o processo, usando a app myAudi no smartphone. O parking pilot (remoto) oferece um nível semelhante de conveniência. Por trás de todas estas soluções está o controlador central de assistência ao condutor, que calcula um modelo diferenciado do ambiente e o usa para gerir os sistemas de assistência. Os dados necessários são obtidos – dependendo das opções selecionadas – por até cinco sensores de radar, seis câmaras, doze sensores ultrassom e o scanner a laser.
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