Tudo o que há para saber do novo Lexus LBX
O Lexus LBX é uma SUV compacto totalmente novo que promete revolucionar o posicionamento da Lexus no mercado. Foi projetado e produzido com foco nos gostos europeus, isto sem comprometer a qualidade, o luxo e a elegância, reconhecidas da Lexus.
O design frontal apresenta o novo conceito ‘Resolute Look’, e este é o primeiro modelo Lexus construído sobre a plataforma global GA-B modificada. A nova motorização eletrificada com a tecnologia híbrida com motor de 1,5 litros , uma nova e mais potente bateria bipolar de hidretos metálicos de níquel (NiMH). A informação para o condutor e sistemas multimédia com interface totalmente digital. Por fim, a gama LBX apresenta quatro opções ou ‘atmosferas’. Cada ‘atmosfera’ obedece a um tema distinto, para responder às também diferentes preferências dos clientes
A Lexus tem a forte herança de superar os limites e desafiar o status quo. Desde a sua criação em 1989, tem sido repetidamente pioneira em novos pensamentos e novos produtos que mudaram a perceção das pessoas e reformularam o mercado de carros de luxo. A marca evoluiu constantemente o conceito e o significado de Luxo, não só criando produtos atraentes e entusiasmantes, mas também redefinindo a experiência completa de condução e vivência no dia-a-dia.
Hoje adiciona-se um novo capítulo na história da marca ao dar as boas-vindas ao Lexus LBX.
O novíssimo LBX eletrificado com a tecnologia híbrida é o Lexus mais compacto de sempre, mas merece plenamente o seu status de modelo de referência, que quebra a tradicional hierarquia de luxo e que mudará a perceção da marca na Europa.
LBX significa Lexus Breakthrough Crossover, um SUV compacto que aumenta o apelo da marca Lexus a um novo território de mercado. Abraça ideias contemporâneas de design e tecnologia, mantendo as qualidades distintas da Lexus de qualidade artesanal Takumi e hospitalidade Omotenashi.
Este é um SUV informal e fácil para o dia-a-dia, mas que não abre mão da qualidade e da atenção aos detalhes: a essência da Lexus foi destilada num conjunto mais compacto, transcendendo as expectativas tradicionais dos clientes sobre o que um SUV compacto premium pode oferecer.
O LBX também inova ao contrariar a estratégia tradicional de níveis de equipamento para dar aos clientes mais liberdade para expressar o seu gosto individual e estilo. Fiel ao compromisso da Lexus de “tornar o luxo pessoal”, o LBX será oferecido em uma escolha de quatro “atmosferas” além de sua versão básica. Em vez de serem definidas pelo nível de equipamento ou características de conforto, essas atmosferas concentram-se em expressar diferentes temas: refinado, dinâmico ou desportivo através de detalhes de estilo, cores, texturas e acabamentos. Um novo programa Lexus Bespoke Build irá oferecer ainda mais opções personalizadas.
O LBX também é um avanço para a Lexus na Europa. Pela primeira vez, a Europa foi a região global líder no desenvolvimento de um novo veículo Lexus. Essa influência ajudará o LBX a tornar-se um dos mais vendidos da marca na Europa.
O LBX é também, um importante avanço para a Lexus na Europa, região global líder no desenvolvimento de um novo veículo da marca pela primeira vez. Essa influência contribuirá para que o LBX se torne num best-seller da marca na Europa.
O recurso a um nome de três letras tem um forte significado – até hoje, na história da marca, só o supermodelo LFA usufruía dessa distinção. A escolha do nome LBX espelha o compromisso e a confiança da Lexus neste novo lançamento. Tal como o LFA mostrou um lado diferente da marca, no que toca à atitude e ao desempenho, o LBX irá, à sua maneira, expandir o seu alcance e o seu perfil.
Como o mais recente modelo de entrada para a bem estabelecida gama de SUV da Lexus, o LBX é, simultaneamente, apelativo para quem provavelmente ainda não havia considerado ter um Lexus e uma proposta atrativa para aqueles que procuram reduzir ou comprar um segundo veículo, atendendo aos requisitos e estilo de vida.
O Engenheiro-Chefe Kunihiko Endoh refere: “O nosso objetivo foi desafiar o conceito convencional de um carro de luxo. Procurámos oferecer uma experiência de condução que permitisse um diálogo natural entre o condutor e o veículo, desfrutando de um design de presença refinada”.
O design frontal do LBX apresenta o novo conceito “Resolute Look” numa nova interpretação da grelha fusiforme da Lexus. Se as dimensões exteriores são mais compactas do que as de qualquer outro Lexus, a estética é musculosa e poderosa. No interior, a ênfase está no condutor e no seu envolvimento, com um cockpit baseado no conceito Tazuna da Lexus e em criar uma sensação de leveza e amplitude, excelente visibilidade e um painel de instrumentos que se funde com os painéis das portas.
Um exemplo de como o LBX é diferente, é a nova abordagem que a Lexus adotou, com a apresentação de opções que melhor refletem a forma como os clientes de hoje procuram carros que refletem o seu estilo e personalidade individuais.
Depois da sua estreia mundial, o LBX entrará em produção no final de 2023. As vendas iniciar-se-ão na Europa e está previsto em Portugal no primeiro trimestre de 2024.
DESIGN EXTERIOR: UMA NOVA IDENTIDADE LEXUS
O objetivo de design da Lexus foi criar um automóvel de caráter mais descontraído, que exibisse um estilo autêntico e descontraído a que as pessoas se sentissem imediatamente ligadas.
O pormenor mais significativo do design é a nova composição frontal que “quebra” a grelha fusiforme – imagem de marca do design Lexus na última década – iniciando uma nova era.
Koichi Suga, Diretor Geral de Design na Lexus explica: “Desconstruimos a grelha fusiforme para dar lugar a um novo design. Conseguimos criar uma identidade completamente diferente da anterior, com a particularidade de poder ser instantaneamente reconhecida como Lexus”.
A grelha foi unificada numa única forma trapezoidal, posicionada abaixo da estreita abertura que percorre a zona dianteira do capot e liga os finos faróis. O design baseia-se na herança do “Resolute Look” da Lexus. Introduzido com o protótipo LF-S de 2003, tornou-se uma sugestão de estilo para os modelos de produção da Lexus do início dos anos 2000.
Sem moldura, a grelha contínua dá origem às linhas da carroçaria do eixo do LBX, contribuindo para a postura forte e dinâmica do carro. É, também, aerodinamicamente eficiente, um importante contributo para a suavização do fluxo de ar sobre e ao redor do automóvel. O novo design dos faróis traduz-se numa forte assinatura visual, com as luzes diurnas e indicadores de direção integrados em unidades bi-funcionais. Com esta nova composição, o formato em L característico das luzes foi alterado para ficar voltado para fora e não para dentro, de forma a corresponder à direção de cada luz indicadora.
Seguindo os princípios do design “Lexus Next Chapter”, a identidade e as proporções do SUV compacto estão enraizadas na experiência de condução que oferece. Os pilares dianteiros foram puxados para trás, para que o habitáculo pareça compacto e o capot mais longo, para chegar a um perfil desportivo. O alargamento das cavas das rodas reflete potência e acentua a dimensão das jantes (18 polegadas), enquanto as projeções curtas e o ousado estreitamento da área na zona das portas traseiras evocam um desempenho ágil e dinâmico.
Também a traseira do automóvel projeta uma postura forte. A placa de matrícula foi transferida para o para-choques, de modo que a assinatura LEXUS se destaque na tampa da bagageira. Da mesma forma, a mais recente evolução da barra de luz em forma de L exclusiva da Lexus tem maior impacto visual, com sinalizador de direção e as luzes traseiras a marcar uma presença moderada, mesmo quando não estão iluminados.
O LBX tem 4.190 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, e uma distância de 2.580 mm entre eixos.
O capot rebaixado, uma linha de cintura marcada, o spoiler traseiro no tejadilho e a precisão do design das luzes melhoram o desempenho aerodinâmico e contribuem para a eficiência e estabilidade do LBX.
As opções de cores exteriores incluem tons chamativos e profundos acabamentos de brilho sónico típicos da marca. As versões Emotion e Cool do LBX podem ser personalizadas a dois tons, combinando qualquer opção de cor com um teto preto contrastante.
DESEMPENHO DIN MICO: UMA NOVA PLATAFORMA LEXUS
O LBX é o primeiro modelo Lexus desenvolvido sobre uma variante da plataforma de arquitetura global para automóveis compactos GA-B. Foi ajustada e adaptada para os requisitos Lexus conferindo benefícios base de um baixo centro de gravidade, de vias largas, de projeções curtas e de uma carroçaria com elevada rigidez. É, também, responsável pela personalidade e condução divertida deste modelo, contribuindo para assegurar os pressupostos da “Assinatura de Condução Lexus” no automóvel, até hoje, mais compacto da
Lexus, e assim criar um diálogo natural entre o condutor e o automóvel, garantindo confiança, controlo e conforto permanentes.
O engenheiro-chefe Endoh explica: “Para concretizar a sensação de harmonia com o carro, trabalhamos para obter uma condução ágil que maximizasse os benefícios de uma pequena dimensão e de um peso leves. Simultaneamente, concentrámo-nos mais que nunca em aperfeiçoar as características fundamentais, sem depender de controlos eletrónicos.”
A carroçaria foi reforçada com adesivos estruturais e soldas curtas, para além da colocação estratégica de suportes e reforços. O peso do veículo foi reduzido através do recurso a materiais leves, incluindo um capot em alumínio e cavas das rodas, guarda-lamas e seções inferiores das portas em resina moldada. Nos pilares centrais e no reforço do para-choques foram usados materiais fortes, porém leves, fundidos a quente.
O ponto do quadril baixo com apenas 285 mm, permite uma posição de condução que confere uma sensação de unidade com o veículo, ao mesmo tempo em que permite uma excelente visibilidade durante a circulação em cidade.
As suspensões dianteira e traseira foram projetadas para conferir rigidez e leveza, dando ao LBX agilidade, estabilidade em curva e uma resposta direta de condução ao mesmo tempo que confere conforto e suavidade. Todas as versões apresentam um design de suporte MacPherson na frente; os modelos com tração dianteira usam uma barra de torção traseira, enquanto o LBX com tração nas quatro rodas possui um arranjo de duplos triângulos sobrepostos.
O sistema de travagem eletrónica inclui o que a Lexus apelidou de “Controlo de Postura de Travagem do Veículo”, que ajusta automaticamente o equilíbrio da força de travagem dianteira e traseira para suprimir a inclinação e manter a carroçaria mais linear. Também suprime o adornar do veículo em curva, mantendo uma postura estável e confortável enquanto filtra vibrações.
MOTORIZAÇÃO: UMA NOVA GERAÇÃO DE LEXUS HYBRID DRIVE
O LBX é eletrificado por um sistema híbrido Lexus de nova geração, com um motor compacto e leve de três cilindros e 1,5 litros. Os principais elementos do sistema híbrido passaram por uma remodelação substancial, incluindo a transmissão e a unidade de controlo de potência, para melhorar a eficiência, reduzir perdas, economizar peso e reduzir o tamanho. Há também uma nova bateria bipolar de hidretos metálicos níquel (NiMH) de baixa resistência e alto rendimento, que permite uma potência extra ao motor elétrico na aceleração e amplia o tempo de condução EV totalmente elétrica.
Os desenvolvimentos tecnológicos permitiram à Lexus concentrar-se num desempenho mais compensador e num nível de prazer de condução que não era possível com os sistemas anteriores. A potência combinada do sistema Full-hybrid é de 136 cv ou 100 kW com um binário máximo de 185 Nm.
O motor opera com eficiência térmica de classe mundial, apoiado por tecnologia de combustão de alta eficiência e sedes de válvulas produzidas com a precisão de laser. Outros importantes recursos: pistões ultraleves projetados para altas rotações e temporização eletrónica inteligente de válvulas variáveis.
A nova motorização conta com uma caixa híbrida. A unidade de controlo de potência foi revista e posicionada diretamente acima da transmissão híbrida, o que ajuda a conseguir uma linha de capot baixa. Há uma maior economia de espaço graças aos dois motores-geradores colocados em eixos separados, reduzindo o comprimento total da transmissão.
A bateria NiMH é uma unidade bipolar totalmente nova com peso reduzido e um design mais compacto, mas oferece resposta muito mais rápida de carga e descarga. Contribuindo, assim, para uma aceleração instantânea e potente do LBX, que é semelhante à de um veículo elétrico a bateria, bem como a sua eficiência de combustível. O LBX beneficia, ainda, de um sistema de arrefecimento redesenhado para ajudar a prolongar a vida útil e o desempenho da bateria.
A transmissão foi ajustada para permitir um desempenho agradável, seja em condução na cidade ou em estradas sinuosas, com manuseio fiel e uma sensação de aceleração linear mais alinhada com a pressão que o condutor faz no acelerador. A condução também foi aperfeiçoada pelo controlo do sistema híbrido, que se aproxima do som do motor e da aceleração. Graças às atualizações do sistema híbrido, a condução EV totalmente elétrica pode ser desfrutada a velocidades mais altas e em distâncias mais longas, maximizando a eficiência do LBX.
A autenticidade da qualidade de SUV do LBX inclui a opção de tração integral E-Four da Lexus, que introduz um motor elétrico adicional no eixo traseiro. No arranque, em curva e em superfícies de baixa aderência, o sistema direciona automaticamente a força motriz para as rodas traseiras, ajudando a manter o veículo estável e mantendo a confiança do condutor.
O estatuto de luxo do LBX reflete-se nos esforços que a Lexus fez para gerir ruído e vibração (NVH). Melhorias no bloco reduzem vibrações e ruido. Foi dada especial atenção às portas onde foram introduzidas placas de amortecimento para suprimir o ruído de alta frequência e aumentar o ruído de baixa frequência para chegar a um som distinto e agradável. Para contrariar a vibração e o ruído da estrada vindo do tejadilho, foi utilizado mástique de alto amortecimento juntamente com um extenso silenciador feito a partir de um material de isolamento extremamente eficaz. Outras medidas incluem um vedante nos limites do interior do capot e placas de isolamento e absorção de ruído, forros, molduras e espuma em áreas-chave do carro. Por baixo do veículo, as ligações estruturais e de alto amortecimento desempenham o seu papel na redução de ruído e vibração, para além de contribuírem para a rigidez geral do carro.
DESIGN INTERIOR: SIMPLICIDADE E ELEG NCIA, QUALIDADE SUPERIOR E PERÍCIA ARTESANAL TAKUMI
Os designers da Lexus procuraram criar um interior simples e refinado que conferisse a sensação e a atmosfera de um modelo de segmento superior. Este efeito baseia-se em três elementos-chave: boa visibilidade com visão alargada e um painel de instrumentos simples e de fácil leitura; a sensação de amplitude do espaço interior; e uma consola central com uma forte presença.
A qualidade premium e a atenção aos detalhes estão refletidas na escolha do revestimento dos bancos e acabamentos com forte apelo visual e tátil. Para além da pele semi-anilina de alta qualidade, as opções incluem um interior em pele vegan e materiais sintéticos para o revestimento dos bancos e volante, seletor de mudanças e revestimentos das portas. O LBX também apresenta um novo acabamento de carvão
Tsuyusami, criado através de uma nova técnica de filme que utiliza várias camadas para dar uma aparência altamente texturizada e uma sensação de profundidade. A iluminação ambiente contribui para o efeito Omotenashi que faz com que as pessoas se sintam bem-vindas e completamente em casa, dentro do veículo. Destacando diferentes partes do habitáculo, o design de iluminação oferece uma gama de 50 opções de cores, selecionadas em temas que evocam diferentes estados de espírito.
O cockpit do condutor é uma interpretação do conceito Tazuna da Lexus, introduzido pela primeira vez no SUV de médio porte NX, que posiciona os principais controlos e fontes de informação imediatamente ao redor do condutor, de modo que a sua operação requeira apenas movimentos mínimos de mãos ou de olhos. Isto ajuda a manter o condutor concentrado na, com o mínimo de distração. A posição e ângulo do volante foram colocados na melhor posição para que o condutor sinta o maior controlo possível.
Aqui, o conceito Tazuna foi aperfeiçoado com um novo painel de instrumentos totalmente digital de 12.3 polegadas, apresentado pela primeira vez num Lexus. O layout e destaque dos medidores e dados mudam de acordo com o modo de condução selecionado e podem ser personalizados para atender às preferências individuais. Também está disponível, como opção, um head-up display.
Graças ao tamanho compacto do LBX, quase todos os centímetros do carro podem ser vistos a partir do volante, aumentando a confiança, o conforto e o controlo de que o condutor desfruta com a Assinatura de Condução Lexus. O contorno do capot e da posição dos pilares dianteiros reduz os ângulos mortos e proporcionam uma visibilidade descendente e ampliada que contribui para uma condução de maior precisão.
Para que a visibilidade se mantenha ampla e clara, o painel de instrumentos horizontal tem um design limpo e simples. De cada lado, a sua forma flui para o painel da porta, conferindo uma sensação de envolvimento em torno dos ocupantes do banco dianteiro, de modo que a sensação seja simultaneamente de expansão e abrangência. A linha contínua criada por este design também ajuda o condutor a sentir o grau de inclinação da carroçaria em curva. O ponto de quadril baixo aumenta a sensação de harmonia entre o condutor e o automóvel, ao mesmo tempo que reserva um espaço amplo para os joelhos na dianteira. Para garantir uma boa visibilidade para todos os ocupantes, os bancos traseiros são ligeiramente mais altos do que os da frente.
A consola central marca uma forte presença graças ao grande ecrã tátil multimédia que está inclinado para trás para se integrar suavemente na consola central. Possui almofadas laterais e abriga dois porta-copos e vários pontos de armazenamento e portas USB para conexão e carregamento de dispositivos.
A bagageira oferece até 332 litros (modelos FWD – com tração à frente – com bancos traseiros instalados) de capacidade – o suficiente para transportar duas malas de 75 litros sob a proteção da bagageira dobrável.
MULTIMÉDIA E INFOENTRETENIMENTO
O LBX vem equipado com o mais recente sistema Lexus Link Connect, num tátil de 9.8 polegadas. O sistema fornece navegação “na cloud”, otimizando o planeamento de viagens com informações em tempo real sobre o trânsito e eventuais atrasos. A comodidade é reforçada pelo assistente de bordo “Hey Lexus”, que responde a comandos de voz do condutor e do passageiro do banco dianteiro.
A integração do smartphone faz-se através de ligações Apple CarPlay sem fios ou por cabo ou Android Auto por cabo. Uma chave digital opcional proporciona uma maior conveniência. Compatível com smartphones Apple e Android, permite aos proprietários trancar e ligar o carro através dos seus dispositivos. Não precisam de tirar o telefone do bolso ou da carteira, basta terem-no consigo. A chave digital pode ser partilhada com outras pessoas quando estas precisarem de aceder ou usar o veículo.
Tal como os modelos Lexus mais recentes, o LBX oferece atualizações de software over-the-air para os sistemas multimédia e de segurança, para que os proprietários possam beneficiar de atualizações sem terem de se deslocar fisicamente a um Centro Lexus.
O parceiro de áudio premium e exclusivo da Lexus, Mark Levinson, também desenhou um sistema de som premium para o LBX. Disponível como opção, apresenta uma gama de 13 colunas meticulosamente posicionadas à volta do carro, incluindo um subwoofer integrado na tampa da bagageira, que evita qualquer perda de espaço na bagageira.
GAMA LBX: APRESENTAÇÃO DAS ATMOSFERAS
Com o LBX, a Lexus adotou uma nova abordagem para a construção de uma gama de modelos que melhor atendem às preferências de estilo de vida dos clientes.
Para além da versão de entrada pode selecionar quatro “atmosferas”: Elegant e Relax, focadas numa sensação de elegância, e Emotion e Cool, para um caráter mais desportivo e dinâmico. Cada atmosfera foi projetada com um tipo de cliente em mente.
Os modelos Emotion e Cool destacam-se pela pintura em dois tons e pelas jantes de liga leve de 18 polegadas com acabamento maquinado. As versões Elegant e Relax têm um acabamento de pintura exterior num tom e jantes em liga leve de 18 polegadas.
No que toca às especificações, o modelo Emotion conta com bancos em pele sintética perfurada com detalhes em vermelho e costuras contrastantes nos bancos, consola central e frisos das portas. O LBX Cool – o modelo de topo com tema dinâmico – tem um interior em Ultrasuede e pele de duplo tom preto/cinza escuro com detalhes e costuras em cobre.
As atmosferas Elegant e Relax evocam diferentes estados de espírito. Pele sintética num tom subtil de Forest Brown ou Ammonite Sand no LBX Elegant, para os painéis das portas, painel de instrumentos e almofadas da consola, bem como nos bancos. Para o modelo Relax, a escolha é Saddle Tan ou pele semi-anilina preta com costuras Tatami distintas.
Para além dos modelos de quatro atmosferas, há um LBX de entrada que vem com recursos de tecnologia avançada de série, em vez de conjuntos de equipamento extra, como acontece com alguns modelos concorrentes. Estes recursos incluem os extensos sistemas de segurança ativa e assistência ao condutor, incluídos na última geração do Lexus Safety System +.
O modelo de entrada e as versões Emotion e Elegant podem ser personalizados com um interior vegan-friendly, sem produtos em pele.
Os destaques das opções de equipamento incluem um painel de instrumentos digital do conceito Tazuna de 12.3 polegadas, head-up display, estacionamento remoto, chave digital, sistema áudio Mark Levinson Premium Surround, tecnologia de purificação de ar nanoe™-X da Panasonic e tampa da bagageira traseira elétrica.
Os proprietários que desejem personalizar a aparência do seu LBX podem aproveitar o novo serviço Lexus Bespoke Build. A abordagem centrada no cliente típica da Lexus dá-lhes a liberdade de personalizarem o seu veículo com detalhes à medida.
A personalização permite que os clientes mudem a cor dos cintos de segurança e os padrões de bordado dos bancos e a cor da costura e a ornamentação dos acabamentos. A escolha de materiais de luxo inclui Pele L-anilina – um couro de elevada qualidade disponível apenas no LBX e no modelo topo de gama LS da Lexus – e Ultrasuede em diferentes combinações de cores.
Este serviço de personalização será introduzido em mercados selecionados após o início das vendas do LBX em 2024.
SEGURANÇA E ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR
O LBX beneficia dos abrangentes elementos de segurança e assistência ao condutor incluídos na última geração do Lexus Safety System +, que equipam o modelo com sistemas que detetam riscos de acidente, alertam o condutor e fornecem controlo de direção, travagem e força motriz automaticamente, se necessário, para evitar ou diminuir as consequências de uma colisão. Os principais elementos incluem um Sistema de Segurança Pré-Colisão em Cruzamento, Cruise Control Adaptativo em todas as velocidades, Assistência à Saída de Faixa/Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e Sistema de Reconhecimento dos Sinais de Trânsito. Beneficia, também de itens adicionais que auxiliam na condução, permitem manobras mais seguras, e reduzem a sobrecarga do condutor: o sistema elétrico de abertura de portas e-latch da Lexus com função de abertura de portas em segurança, um monitor para o condutor, sensores de estacionamento inteligentes com travagem automática, Aviso de Tráfego e Travagens de Emergência na Traseira e Monitor de ngulos Mortos.
Também vai estar disponível, como opção, uma extensão de segurança, introduzindo recursos como um sistema Alerta de Tráfego de Cruzamento Frontal e um Monitor de Visão Panorâmica. A opção de estacionamento remoto promete eliminar todo o stress de manobrar o carro num espaço apertado; permite ainda que o condutor estacione o seu veículo remotamente, através do seu smartphone.
O LBX também possui um sistema de limpa para-brisas húmido. Introduzido, inicialmente, em modelos emblemáticos da Lexus, como o LC e LS; distribui o fluido diretamente na escova limpa-para-brisas, o que garante melhor visibilidade.
Especificação base do LBX
• Dimensões: 4,190 mm (comprimento) x 1,825 mm (largura) x 1,545 mm (altura)
• Tara: 1280 kg
• Capacidade da bagageira: 332 litros
• Capacidade de reboque (sem travões): 750 kg
• Motor a combustão: 3 cilindros a gasolina com 1,5 litros
• Transmissão: Do tipo E-CVT
• Potência combinada total do sistema híbrido: 100kW / 136 DIN hp
• Aceleração (0 – 100 km/h): 9.2 seg
• Diâmetro de viragem: 10.4 m
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