Tudo o que há para saber do novo BYD Seal
A BYD apresentou aos consumidores europeus um novo sedan do segmento D, BYD SEAL, 100% elétrico, uma automóvel do segmento D, que tem um habitáculo espaçoso e uma boa gama de equipamentos. Apresenta várias inovações tecnológicas, que vamos ficar a conhecer um pouco melhor.
Tecnologia avançada Cell-to-Body
Tal como o BYD ATTO 3 e o recém-lançado BYD DOLPHIN, o novo BYD SEAL foi construído com base na plataforma e-Platform 3.0 da BYD, concebida exclusivamente para veículos 100% elétricos. Notavelmente, o BYD SEAL é o primeiro veículo a implementar a tecnologia altamente avançada Cell-to-Body (CTB) da BYD, que oferece uma diferença essencial e garante fortes níveis de segurança, rigidez torsional, dinâmica de condução e utilização do espaço.
A tecnologia Cell-to-Body traduz-se no facto de a bateria ser incorporada em toda a estrutura do veículo.
Esta integra a cobertura superior do conjunto de baterias com a estrutura tradicional do piso da carroçaria.
Isso forma uma estrutura tipo sanduíche, que incorpora a cobertura superior da bateria, a BYD Blade Battery e o piso. Além disso, a arquitetura CTB utiliza uma estrutura de painéis de alumínio tipo favo de mel de elevada resistência, aumentando ainda mais a segurança do veículo.
O sistema de baterias CTB serve não só como fonte de energia, mas também como componente estrutural.
Tal contribui para a grande rigidez torsional do BYD SEAL, com uns impressionantes 40.500 Nm/grau, que aumentam os limites de manobrabilidade e oferecem uma excelente plataforma para o conforto, o silêncio do habitáculo, a segurança e o desempenho.
Além disso, a tecnologia CTB também melhora a utilização do espaço, uma vez que a bateria é combinada diretamente com a carroçaria, diminuindo a altura do veículo até ao solo em cerca de 15 mm. Ao mesmo tempo que reduz a altura da carroçaria, a tecnologia CTB aumenta a altura axial no interior do veículo, criando mais espaço interior. Isto permitiu que o BYD SEAL adotasse uma forma mais rebaixada, com melhor desempenho aerodinâmico e impacto visual marcante, bem como mais capacidade no habitáculo.
A revolucionária bateria BYD Blade Battery
Tal como todos os veículos de passageiros da BYD comercializados na Europa, o BYD SEAL está equipado de série com uma bateria BYD Blade Battery, que é revolucionária em vários aspetos. A BYD tem sido pioneira na tecnologia de baterias durante mais de duas décadas. 28 anos depois, com mais de cinco milhões de veículos movidos a novas energias (BEV+PHEV) produzidos para os clientes, a BYD está firmemente estabelecida como líder de mercado neste domínio. A sua revolucionária bateria BYD Blade Battery nasceu da investigação e desenvolvimento incessantes da marca e é considerada um grande avanço para a indústria dos veículos elétricos.
A bateria BYD Blade Battery foi desenvolvida internamente pela BYD com o objetivo principal de otimizar a segurança, a durabilidade, a longevidade, o desempenho e a utilização do espaço. A bateria é constituída por 172 células finas e alongadas que se assemelham efetivamente a lâminas.
Além disso, a bateria Blade Battery utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) como material catódico, o que oferece um nível mais elevado de segurança e durabilidade em comparação com as baterias de iões de lítio convencionais.
As baterias LFP são 100% isentas de cobalto, um material que suscita preocupações éticas e ambientais na indústria mineira.
Para além disso, as baterias de LFP são mais resistentes a temperaturas extremas. Têm uma melhor estabilidade térmica e são menos sensíveis às flutuações de temperatura, podendo suportar mais ciclos de carga e descarga sem praticamente nenhuma perda de capacidade. Este facto torna estas baterias particularmente duradouras. Com uma altura de apenas 110 mm para todo o conjunto de baterias, a BYD Blade Battery também contribui para a eficiência da estrutura do veículo e para a otimização do espaço interior do BYD SEAL.
Para além de todos os benefícios da tecnologia Cell-to-Body, o nível de segurança excecional da bateria BYD Blade Battery foi demonstrado, ao exceder os requisitos do exigente Teste de Penetração de Pregos (vídeo do teste). Este é o método mais rigoroso para testar as fugas térmicas da bateria e simular as consequências de um acidente rodoviário grave.
Adicionalmente, o BYD SEAL é fornecido de série com um sistema de bomba de calor de alta eficiência. Isto permite uma regulação eficiente da temperatura da bateria através do arrefecimento direto e do aquecimento direto do refrigerador, bem como o controlo da temperatura do habitáculo, com baixo consumo de energia. A bomba de calor também pode absorver o calor residual do Sistema Integrado de Propulsão Elétrica 8 em 1, podendo suportar temperaturas entre -30°C e +60°C. A tecnologia de bateria da BYD também inclui a funcionalidade V2L (Vehicle-to-Load), permitindo que o BYD SEAL seja utilizado como fonte de alimentação portátil para dispositivos elétricos exteriores (potência total até 3000 W).
Autonomia e desempenho
A natureza progressiva da BYD e do BYD SEAL vai para além da tecnologia Cell-to-Body e da Blade Battery. Por exemplo, o novo sedan desportivo utiliza o inovador sistema de tração elétrica 8 em 1.
Este integra oito componentes-chave para propulsão, carregamento, controlo e gestão, permitindo à BYD criar soluções para a integração vertical na cadeia de fornecimento, otimizando significativamente a utilização do espaço e a eficiência energética.
Disponível em dois níveis de equipamento, Design e Excellence-AWD, o novíssimo BYD SEAL será proposto com uma opção de duas unidades de tração, ambas com uma capacidade de bateria de 82,5 kWh.
A versão monomotor “Design” com tração traseira (BYD SEAL Design) tem uma potência de 230 kW (313 cv) e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9s. A autonomia está fixada em 570 quilómetros (ciclo combinado WLTP).
O BYD SEAL está também disponível com tração às quatro rodas (BYD SEAL Excellence-AWD) com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro (160 kW/217cv + 230 kW/313 cv), resultando numa potência total combinada de 390 kW (530 cv).
Esta versão Excellence-AWD é uma verdadeira máquina potente que acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 s, enquanto a autonomia é fixada em 520 quilómetros (ciclo combinado WLTP).
Os clientes do BYD SEAL beneficiam de uma solução de carregamento boost de alta tensão, que permite um carregamento mais rápido. Esta tecnologia utiliza de forma inovadora o indutor do motor para substituir o indutor de impulso na solução de impulso original, para satisfazer a gama de tensão de 420-750V dos postos de carga, com carregamento DC de alta potência.
Durante o processo de carregamento, o BYD SEAL reduz a geração de calor do conjunto de carregamento e distribuição, para um desempenho mais seguro.
O BYD SEAL disponibiliza, de série, um carregador trifásico incorporado de 11 kW para carregamento em corrente alternada e pode ser carregado rapidamente num posto de carregamento ultra-rápido em corrente contínua com 150 kW. Com esta potência, a bateria pode ser carregada de 30% a 80% em apenas 26 minutos.
Dinâmica de condução
Atlético, desportivo e dinâmico, bem como inteligente, com um ADN de alta tecnologia, o novo BYD SEAL tem tudo para impressionar os condutores europeus. A arquitetura do modelo de última geração, baseada na e-Platform 3.0 com tecnologia Cell-to-Body, garante uma rigidez torsional sem precedentes e um baixo centro de gravidade, o que beneficia totalmente a dinâmica de condução do BYD SEAL.
Além disso, o SEAL é o primeiro BYD com suspensão independente, com braços duplos à frente e uma suspensão traseira de cinco braços, o que também contribui para o excelente comportamento e controlo do veículo.
O BYD SEAL Excellence-AWD, com tração integral, dispõe de amortecedores de frequência variável para uma maior capacidade de resposta.
Esta tecnologia controla o fluxo de óleo no cilindro do amortecedor através da válvula. Quando as condições da estrada são boas, o amortecimento é relativamente firme, permitindo uma dinâmica mais estável do veículo e uma melhor manobrabilidade. Quando existem buracos ou superfícies irregulares, o amortecimento reduz-se automaticamente para absorver melhor o impacto da estrada, assegurando uma condução de alta qualidade.
Além disso, o BYD SEAL Excellence-AWD beneficia de um sistema de Controlo Inteligente de Adaptação do Binário (Intelligent Torque Adaption Control – iTAC), recentemente desenvolvido. Esta tecnologia alterou a forma anterior de tornar o veículo dinamicamente estável através da redução da potência de saída e melhorou a mesma para a variação do binário, reduzindo adequadamente o binário ou produzindo um binário negativo e outros métodos de controlo, para manter a estabilidade do veículo. Graças à maior rapidez de reconhecimento da situação e à alteração do método de regulação, o iTAC pode integrar o estado específico dos veículos, bem como as necessidades de controlo horizontal e vertical do condutor, para avançar na distribuição e regulação da potência, utilizando assim plenamente a capacidade de potência do veículo, melhorando a segurança e o conforto de condução e ampliando os limites de manobrabilidade.
O BYD SEAL dispõe de quatro modos de condução distintos, que se adaptam a uma diversidade de preferências e condições de condução. Estes modos consistem em:
- Modo ECO, que dá prioridade à eficiência energética e aumenta a autonomia de condução.
- Modo Normal, que proporciona uma experiência de condução equilibrada para uma utilização quotidiana.
- Modo Desportivo, que dá ênfase ao desempenho através de uma aceleração agressiva e de um comportamento mais apurado.
- Modo Snow, concebido para melhorar a tração e a estabilidade em superfícies escorregadias como a neve ou o gelo.
Linguagem de design Ocean Aesthetics
Depois do recém-lançado BYD DOLPHIN, o novo BYD SEAL é o segundo modelo europeu da série BYD Ocean a adotar a linguagem de design Ocean Aesthetics.
O BYD SEAL foi criado por uma equipa de design liderada pelo Diretor Global de Design da BYD, Wolfgang Egger, e demonstra potência e desportivismo com um coeficiente de resistência aerodinâmica de apenas 0,219 Cd.
O estilo de carroçaria rebaixada corta como uma lâmina de barbear através do vento. O seu design elegante inspirado na natureza é excecionalmente rico, de alta tecnologia e apelativo. A parte dianteira do automóvel tem uma poderosa sensação de movimento para a frente, com um estilo “face em X” na perspetiva dinâmica. A frente do BYD SEAL apresenta o aspeto e a sensação de um automóvel desportivo, com as suas curvas cheias, esculpidas e cativantes, que proporcionam a sensação do impulso das ondas.
A silhueta lateral do SEAL é suave e natural, com uma frente rebaixada, um pilar tipo A inclinado, um tejadilho arredondado, um contorno descendente, pontuado por uma forma de rabo de pato subtilmente virada para cima, o que realça a sua caraterística de um coupé desportivo. O design do puxador da porta, integrado na carroçaria e nivelado com a porta quando o veículo está em movimento, ajuda a permitir a passagem do fluxo de ar a alta velocidade, reduzindo assim a resistência ao vento e o consumo global de energia do veículo.
Espaçoso e versátil
Para além do seu caráter dinâmico, inteligente e desportivo, o BYD SEAL é também um sedan de quatro portas versátil, que acomoda confortavelmente cinco pessoas. A distância entre eixos de 2920 mm proporciona aos ocupantes um espaço para as pernas semelhante ao de uma berlina executiva. Entretanto, devido à arquitetura CTB e ao acondicionamento compacto das baterias, os ocupantes dispõem de bastante espaço para a cabeça, apesar do perfil baixo do carro.
O carácter prático reflete-se ainda mais na bagageira de 400 litros e numa “bagageira” adicional de 53 litros sob o capot (versão de tração traseira). Além disso, o BYD SEAL oferece mais de 20 espaços flexíveis de arrumação para pequenos objetos, no seu interior. Na parte da frente do tablier, existe um ponto de carregamento sem fios para dois telemóveis. Para além da caixa sob o apoio de braços central de série, existe um espaço de arrumação funcional semiaberto sob o tablier.
Os bancos dianteiros têm um estilo desportivo, com estofos macios e firmes, proporcionando um excelente envolvimento e apoio. O banco do condutor é ajustável eletricamente em oito direções, enquanto os utilizadores de todos os tamanhos podem encontrar uma posição de condução confortável atrás do volante ajustável em quatro posições. O banco do condutor dispõe de apoio lombar com quatro posições de regulação elétrica. Os bancos traseiros proporcionam uma posição de assento confortável para três ocupantes adultos. As costas do banco, o estofo do assento, bem como os ângulos das costas e do almofadado do banco traseiro, foram concebidos ergonomicamente e totalmente otimizados, atenuando qualquer cansaço em viagens longas. Os ocupantes podem também contar com muita luz no interior, graças a um teto panorâmico de grandes dimensões. E para um conforto ótimo, as portas dianteiras estão equipadas com vidro laminado de dupla camada, para proporcionar um excelente isolamento acústico e térmico. As portas traseiras possuem vidros de privacidade, que proporcionam mais sombra e intimidade aos ocupantes traseiros.
Infoentretenimento e Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS)
A conetividade inteligente e o infoentretenimento de topo são outros elementos primordiais do BYD SEAL, que está equipado com um sistema de conetividade inteligente 4G, o qual proporciona experiências tecnológicas de vanguarda e atualizações Over The Air (OTA), como forma de manter sempre em dia as funcionalidades de infoentretenimento. O BYD SEAL tem um ecrã rotativo de 15,6”, equipado com a função de controlo de voz
inteligente, que pode ser ativada com o comando de voz “Hey BYD”, e integração perfeita de smartphones através do Android Auto ou Apple CarPlay. Também possui um painel LCD de instrumentação completa de 10,25”, ao passo que a impressionante coluna de 12 altifalantes Dynaudio Performance Audio System proporciona um som de qualidade superior.
Em termos de segurança e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), o BYD SEAL oferece uma vasta gama de funções de série. Estas incluem o Alerta de Colisão Frontal, Travagem Automática de Emergência, Alerta de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Travagem de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Assistência à Mudança de Faixa e Manutenção de Emergência na Faixa de Rodagem. Dispõe ainda de Cruise Control Adaptativo e Cruise Control Inteligente, uma Câmara Panorâmica de 360º, Sistema de Deteção de ngulo Morto, Sistema Eletrónico de Estabilidade (ESP), Controlo de Tração, Controlo de Descida de Declives, Retenção Automática do Veículo, Informação Inteligente dos Limites de Velocidade e Controlo Inteligente dos Limites de Velocidade. A tecnologia de iluminação de vanguarda proporciona um feixe de luz mais amplo, para ajudar a visibilidade durante a condução noturna, com assistência de máximos, faróis adaptativos e Follow Me Home de série.
Distribuição do BYD SEAL aos concessionários a partir do quarto trimestre de 2023
As primeiras entregas do BYD SEAL aos concessionários ocorrerão no quarto trimestre de 2023, com fornecimentos aos clientes finais a partir de novembro. Os preços finais serão anunciados posteriormente. A gama de modelos é composta por duas variantes de motorização, dois níveis de acabamento (BYD SEAL Excellence-AWD e BYD SEAL Design), seis cores de carroçaria e duas cores de acabamento interior. Os preços finais serão anunciados antes do lançamento no mercado. Todas as versões do BYD SEAL são oferecidas com excelentes condições de garantia de série, as quais consistem em seis anos de garantia do fabricante e oito anos de garantia para a bateria e o motor elétrico.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários