Triumph: com quatro rodas, nunca mais renasceu

By on 6 Maio, 2023

A história da marca de automóveis Triumph remonta ao início do século XX, quando a Triumph Motor Company foi fundada em Coventry, Inglaterra, em 1885. Inicialmente, a empresa produzia bicicletas e mais tarde se expandiu para a fabricação de motocicletas. Na década de 1920, a Triumph lançou seus primeiros carros, nos anos 40 surgiu o Triumph TR2 que foi um grande sucesso, mas foi com o Triumph Spitfire, nos anos 1960, que a marca alcançou o auge de sua popularidade. A década de 1970 foi um período difícil para a Triumph, e em em 1984, a marca foi comprada pela British Leyland e, mais tarde, pela Rover Group. A produção de carros Triumph foi encerrada em 1984, com o último modelo sendo o Triumph Acclaim.

Esta marca inglesa tem as suas origens em 1885 quando Sigfried Bettmann e Moritz Schulte, dois alemães, fundaram Bettmann & Co. que vendia bicicletas Triumph. Mais tarde, passaram a construir motos próprias e a vender as produzidas pelas Triumph Cycle Co.. Depois das bicicletas e das motos, Claude Holbrook convenceu Bettmann a comprar os restos da Dawson Car Company, tendo começado a fabricar um modelo com 1.4 litros chamdo Triumph 10/20, desenhado por Lea Francis a quem pagaram o trabalho com “royalties” por cada carro vendido. O primeiro Triumph bem sucedido foi o Super 7 que de 1927 a 1934 vendeu muitas unidades.

Em 1930, a companhia assumiu o nome Triumph Motor Company e depois de alguns insucessos, Holbrook percebeu que era impossível concorrer com os maiores construtores. Passaram a concentrar-se nos modelos de topo mais exclusivos, com motores Conventry-Climax e desenho de Donald Healey. O problema é que as dificuldades financeiras continuaram e em 1936 a divisão de motos e bicicletas foi vendida. Haley ain da tentou uma manobra com a aquisição de um Alfa Romeo 8C, tentando basear nele e num motot V8 semelhante um Triumph Dolomite. Foi um nado morto e o Dolomite só apareceria muito mais tarde. A companhia entrou em falência, sendo a empresa adquirida por T.W. Ward. Porém, a II Guerra Mundial atrapalhou os planos da Triumph e com a destruição da fábrica de Priory Street, a Triumph desapareceu.

Em 1944, o que restou da Triumph Motor Company e o nome Triumph foram comprados pela Standard Motor Company, nascendo a Triumph Motor Company Limited. Uma nova gama foi então preparada em 1946 sendo o destaque para o Triumph Roadster. Foi a época em que surgiram os modelos TR2 que deram origem ao Herald. O ultimo carro feito pela Standard Motor Company foi o Triumph 2000 em 1963.

Nesta altura já a Leyland Motors tinha adquirido a Standard que sob a direcção de Donald Stokes passou a chamar-se Standar Triumph. A marca foi apanhada na onda de fusões e compras surgida nas ilhas britânicas e ficou no meio do enorme grupo British Leyland Motor Corporation a partir de 1968. Modelos como o TR3, e mais tarde o Triumph Dolomite fizeram a reputação da marca, embora alguns problemas de fiabilidade em certos modelos (como o TR6, por exemplo) tenham manchado a imagem de marca da Triumph fora da Grã-Bretanha.

A política de grupo da British Leyland forçou a marca a dar o nome a vários modelos sem os construir ou planear. O único modelo novo feito para a Triumph foi o TR7 – que chegou a ter um motor V8! – pois o ultimo carro com o logótipo da marca foi o Acclaim que não passava de um Honda rebaptizado. Quando o grupo British Leyland passou a Austin Rover Group, a marca Triumph (juntamente com a Morris) desapareceu.

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