Travão de mão “manual” vai desaparecer
Parece que a eletrónica vai mesmo acabar com o travão de mão… de mão. E com o de travão de mão de… pé, também!
Cantavam os “The Buggles” nos anos 80 do século passado que “vídeo kills the radio star”, neste caso será mais “a eletrónica vai matar o travão de mão… de mão e o travão de mão… de pé!” Um estudo conduzido pelo sítio de internet “CarGurus” feito a 32 construtores, mostrou que o bom, velho e amigo travão de mão, vai desaparecer em favor da versão eletrónica que utiliza um simples botão.
Os números apurados dizem que apenas 37% dos carros á venda atualmente, utilizam, ainda, um travão de mão com alavanca, sendo que dois, Dacia e Suzuki, não têm, ainda, travões eletrónicos. Com o novo Dacia Duster, adiantamos nós, essa situação já não se coloca. Depois, há marcas que já aboliram, de vez, o travão de mão. Falamos de Audi, Jaguar, Land Rover, Lexus, Mercedes e Porsche.
Razões para isso, são apontadas neste estudo da CarGurus. O sistema elétrico ou eletrónico é muito mais compacto libertando muito espaço na consola central. Com um gesto único, com um mínimo de esforço – e já existem versões totalmente automáticas – e sem ajustes, o carro fica travado graças a dois motores elétricos que fecham as maxilas traseiras. Além disso, a maioria dos sistemas destrava-se sozinho e oferece o apoio ao arranque em declive.
Se é um adepto do travão de mão para travessuras, terá de se habituar aos novos tempos, pois o velho e bom sistema de alavanca está decadente e próximo de ser extinto.
0 comentários