Toyota considerada a marca mais valiosa do mundo no setor Automóvel
Toyota Land Cruiser já está disponível para reserva

Toyota quer introduzir baterias de estado sólido em veículos em 2027

By on 13 Junho, 2023

A Toyota anunciou hoje que planeia introduzir nos seus carros baterias de estado sólido, de modo a melhorar a autonomia dos veículos elétricos. Estas baterias oferecem mais 40% de energia do que as atuais, mas a tecnologia ainda tem caminho a percorrer até se poderem massificar, pois há questões que ainda não estão totalmente clarificadas.

Estas baterias de estado sólido são consideradas o ‘unicórnio’ (empresas que atingem uma forte valorização muito rapidamente) da tecnologia das baterias. Nas baterias de estado sólido é substituído o eletrólito líquido inflamável de uma bateria tradicional de iões de lítio por um eletrólito sólido que tem a mesma função, o que é não só mais seguro como aumenta a densidade energética das baterias, tendo por isso grande potencial para superar as baterias que se veem atualmente na maioria dos veículos elétricos; maior autonomia, tempos de recarga mais curtos, e mais seguras, mas no meio disto tudo falta ainda perceber como estas baterias se podem integrar no contexto dos carros elétricos, devido aos requisitos de aquecimento e compressão, e também se podem ser produzidas com técnicas de fabrico escaláveis. Até aqui, ainda não há uma bateria que não esteja comprometida pelo menos num, dos vários dos seus aspetos: densidade de energia, segurança, fabrico escalável e integração simples. Há sempre algo que é comprometido. E as novas baterias de estado sólido podem consegui-lo. Para já oferecem mais 40% mais energia do que a solução atual e ‘checa’ todos os restantes items, o desempenho, ciclo de vida, segurança e custos de produção.

Esta iniciativa da Toyota vai correr em paralelo com o desenvolvimento de veículos com baterias de hidrogénio, algo que a Toyota não abre mão, pois acredita na tecnologia.

Neste momento a Toyota tem uma tecnologia própria para baterias de estado sólido, mas ainda estão numa fase prematura de desenvolvimento, o que significa que há caminho a percorrer, sendo certo que, se não houve surpresas pelo caminho esta tecnologia vai substituir as atuais baterias de iões de lítio.

A Toyota assegura que já subiu vários degraus com estas baterias de estado sólido, e refere que a tecnologia está a evoluir mais depressa do que inicialmente previsto.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)