Toyota ‘persegue’ autonomia de 1.000 Km, 1200 quando chegarem as baterias de estado sólido
A Toyota considera as baterias de estado sólido como parte de uma abordagem multi-caminhos para os veículos elétricos, e também entende que tal como as tecnologias, vários tipos de baterias vão coexistir no futuro da mobilidade automóvel. O foco já está nos 1.000 Km de autonomia, com as baterias atuais, espera-se que até 2027-28 sendo que as baterias de estado sólido podem aumentar esse número para mais de 1.200 km, mas a Toyota ainda não se compromete com uma data para o seu lançamento.
Fazendo uma comparação, a Toyota utilizou o seu SUV de tamanho médio bZ4X, que na Europa tem um consumo de eletricidade de 14,7 quilowatts-hora por 100 km, o que significa que a sua bateria de iões de lítio de 71,4 kWh proporciona uma autonomia de cerca de 480 km. Uma versão ‘performance’ da bateria, a ser lançada em 2026, poderá aumentar a autonomia para mais de 800 km, segundo a Toyota.
O tempo de carregamento de 10% a 80% será reduzido em um terço, passando de 30 para 20 minutos.
Este conjunto de baterias deverá ser lançado em finais de 2026 na versão de produção do Lexus LS-ZC, um sedan de tamanho médio, apresentado em outubro no Salão da Mobilidade do Japão.
O próximo passo, em 2026-27, será passar da atual bateria monopolar para uma estrutura bipolar, revelou a Toyota.
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