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Toyota GR86 chega aos mercados europeus no segundo trimestre de 2022

By on 16 Novembro, 2021

O Toyota GR86 é o sucessor do GT86 e promete, mais uma vez, ser um desportivo para os amantes da condução.

Revelado em maio deste ano, o Toyota GR86 surge como o terceiro modelo preparado pela divisão desportiva, Gazoo Racing. O sucessor do GT86 mantém a filosofia de ser um carro para os amantes da condução, com a marca nipónica a mencionar que este é “um carro analógico na era digital”. Yasunori Suezawa, Engenheiro Chefe do GR86, não tem dúvidas que o objetivo deste modelo é “abrir o mundo GR, permitindo que seja apreciado por cada vez mais pessoas”.

Para tal, o GR86 tem uma receita semelhante ao antecessor. Porém, o motor quatro cilindros boxer é agora de 2,4 litros de cilindrada e a potência sobe para os 234 cv e 250 Nm. A potência chega às rodas traseiras através de uma cada vez mais rara transmissão manual, solução esta que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 226 km/h. Ainda ao nível mecânico, a Toyota promete um som de escape mais apurado graças a um sistema de controlo de som ativo.

Chassis aprimorado

Para além do aumento de potência, a Toyota fez ainda alguns ajustes no chassis. Neste capítulo, a dianteira conta agora com barras transversais diagonais entre a suspensão e a estrutura do carro, algo que promete reduzir a flexão lateral, aumentando assim a aderência das rodas dianteiras. Destaque ainda para a inclusão de fixadores de alta resistência para ligar o chassis e os suportes da suspensão. O capot conta com um novo quadro interno diagonal, em vez do desenho anterior em favo de mel. Tudo isto em conjunto garante uma rigidez estrutural dianteira 60% superior face ao GT86. Atrás, também foram instalados novos fixadores que ligam o chassis e os suportes da suspensão. Na traseira a rigidez foi aumentada em 50%.

Estas medidas são ainda acompanhadas por uma redução do peso e do centro de gravidade. Feitas as contas, a Toyota conseguiu um equilíbrio quase perfeito com uma distribuição de peso de 53:47 (dianteira/traseira). A suspensão também foi revista, com a marca nipónica a prometer uma redução do rolamento de carroçaria. O eixo traseiro vai ainda contar com os préstimos do diferencial autoblocante Torsen.

Por fim, o promissor Toyota GR86 tem estreia europeia marcada para o próximo dia 2 de dezembro, com a chegada aos mercados europeus prevista para o segundo trimestre de 2022.

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