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Toyota e Daihatsu falsificaram resultados de testes de segurança em veículos de mercados emergentes

By on 1 Maio, 2023

É um escândalo que afeta apenas mercados emergentes e, por isso, as consequências deverão ser mínimas, mas é também um sinal de que a fiscalização funciona. A Toyota e a Daihatsu (que pertence ao gigante nipónico) terão alterado carros para passar nos testes de segurança.

Os carros que eram enviados para os testes apresentavam caraterísticas de segurança que depois não eram replicadas nos carros vendidos ao público. O revestimento interior das portas terá sido alterado para “minimizar o risco de o interior da porta se partir quando o airbag lateral é acionado, criando arestas afiadas que pode causar ferimentos”, segundo a Reuters.

Quatro veículos – Toyota ou Perodua (um fabricante de automóveis da Malásia que é parcialmente detido pela divisão de automóveis urbanos da Toyota, a Daihatsu), dependendo do local onde foram vendidos – foram apanhados. Dois modelos já estão à venda – e mais de 88 000 foram vendidos no Sudeste Asiático, no Médio Oriente e na América do Sul – enquanto os outros dois ainda não chegaram ao mercado: o Toyota Yaris Ativ vendido na Ásia, no México e no Médio Oriente, o Toyota Agya vendido no Equador, o Perodua Axia vendido na Malásia e um “modelo em desenvolvimento” não especificado. 88 000 veículos vendidos a clientes estão implicados, dos quais 76 289 exemplares do Toyota Yaris Ativ e 11 834 do Perodua Axia.

Declarações lançadas pela Toyota e pela Daihatsu durante o fim-de-semana revelaram que os painéis das portas de quatro novos veículos do “mercado emergente” destinados aos testes de colisão lateral do governo foram modificados para ajudar a passar no teste e proporcionar uma melhor proteção dos ocupantes.

A Toyota assumiu a responsabilidade pelo sucedido, afirmando que as modificações foram feitas pela Dahiatsu, tendo sida alertada para este problema em abril de 2023, graças a um denunciante, o que deu origem a um inquérito interno que confirmou as alegações.

Akio Toyoda, citado pelo drive.com.au, lamentou o sucedido afirmando que “a fraude da Daihatsu Motor Co., Ltd. (…) é um ato que trai a confiança dos clientes e que nunca deve ser tolerado. Pedimos sinceras desculpas aos nossos clientes em todo o mundo e a todas as partes relacionadas pelo incómodo e preocupação que causámos. Lamento imenso. Este é um problema que ocorreu num automóvel de passageiros da marca Toyota, pelo que acreditamos que não se trata apenas de um problema da Daihatsu Motor, mas também de um problema que inclui a Toyota Motor Corporation. Vamos proceder a uma investigação pormenorizada, mas prometo que vamos compreender bem os factos do que está a acontecer no local, investigar a causa principal e trabalhar para evitar que se repitam”.

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