Toyota continua a ser a marca automóvel mais valiosa do Mundo
O gigante japonês mente o tútulo de marca automóvel mais valiosa do mundo, num ano em que apenas três construtores conseguiram entras na lista das 100 maiores marcas globais do estudo da BrandZ.
Em 2017, eram seis as marcas automóveis no Top 100, em 2018 passaram a ser cinco e em 2019 são apenas três: Toyota, Mercedes e BMW. A primeira é 41ª, a segunda fica no 54º lugar e a terceira logo a seguir no 55º lugar. Este estudo BrandZ é feito pela Kantar Millward Brown e desta lista saíram em 2019 a Ford e a Honda.
De referir que a Toyota tem feito parte deste Top 100 de marcas mais valiosas no mundo desde sempre e liderou entre os construtores automóveis em 12 dos 14 relatórios já produzidos, tendo ficado em segundo lugar em 2010 e 2012.
Segundo Graham Staplehurst, diretor de estratégia da Global BrandZ, em declarações ao Automotive News Europa, “o alcance global é uma parte muito importante para o desempenho da Toyota. Uma marca que é vista pelos clientes como pioneira nas energias alternativas, lembrando a maioria o efeito do Prius nessa imagem global. E, curiosamente, fizemos algumas pesquisas sobre carro elétricos e a Tesla venceu o reconhecimento global, mas a Toyota, que ainda não tem carros elétricos, segue em segundo lugar na frente da Volkswagen!”
E já que falamos de VW, foi a única marca da lista das 10 melhores do setor automóvel a melhorar a sua avaliação, com um crescimento de 12% face a 2018. Quer isto dizer que está a recuperar bem do Dieselgate e colocou-se numa posição privilegiada face á mobilidade elétrica. Da lista das 10 marcas automóveis mais valiosas do Mundo, a Porsche é a única novidade, empurrando a Suzuki para fora deste ranking. Para ver todo o relatório pode clicar aqui.
Valorização das marcas automóveis (em mil milhões de dólares)
1º Toyota – 29,15
2º Mercedes – 23,56
3º BMW – 23,33
4º Honda – 11,75
5º Ford – 11,21
6º Nissan – 10,55
7º Tesla – 9,29
8º Audi – 8,56
9º VW – 6,71
10º Porsche – 5,82
Em termos de “amor” à marca, a maior é a Maruti Suzuki, na India com um índice de 124 (100 é a média de todas as marcas), seguindo-se a Toyota, que consegue ser a mais amada em sete países, inclindo os EUA) e a Audi (seis países, todos na Europa).
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários