Toyota bZ4X, a porta de entrada no mundo dos 100% elétricos
A Toyota vai, finalmente, entrar no mercado de veículos 100% elétricos com o novo bZ4X. As encomendas abrem em dezembro e as primeiras unidades chegam no primeiro trimestre de 2022.
A Toyota foi das marcas que mais resistiu ao lançamento de carros elétricos, sempre a favor de uma transição elétrica mais faseada do que a que está na verdade a acontecer. Contudo, teve mesmo de ceder ao lançar o novo bZ4X, um SUV 100% elétrico que utiliza a plataforma e-TNGA e que foi desenvolvido em parceria com a Subaru. Este SUV apresenta-se com dimensões semelhantes às do “primo” Toyota RAV4, mas com uma distância entre eixos 160 mm superior, algo que deverá favorecer o espaço no habitáculo. Ao nível visual apresenta-se com linhas dinâmicas e diferentes do que conhecemos da restante gama da Toyota.
No interior há também várias novidades, com destaque para o novo ecrã central de grandes dimensões e um painel de instrumentos digital com um visual futurista. Para já não sabemos as dimensões dos mesmos, mas a Toyota prometeu fornecer mais informações sobre o veículo no próximo dia 2 de dezembro, altura em que serão abertas as encomendas.
A estrutura e-TNGA permite colocar as baterias na parte inferior do veículo, algo que possibilita um centro de gravidade mais baixo e uma melhor distribuição de peso. A bateria apresenta-se com 71,4 kWh, capacidade suficiente para garantir mais de 450 km de autonomia em ciclo de WLTP. Quanto a motores, o Toyota bZ4X vai ser lançado em duas versões. Na base encontramos o SUV elétrico com apenas um motor de 204 cv e 265 Nm de binário, algo que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,4 segundos. Já a mais potente une dois motores elétricos, um por eixo, oferecendo assim tração integral, e garante uma potência conjunta de 218 cv e 336 Nm de binário. Em ambas os clientes vão encontrar em opção a tecnologia “one pedal”, que ajuda a regenerar energia e a conduzir com apenas um pedal.
0 comentários