Toyota apresenta o novo Crown Sport Hybrid no Japão
A Toyota Motor Corporation apresentou o seu novo modelo Crown Sport Hybrid (HEV) no Japão e também planeia lançar uma versão híbrida plug-in (PHEV) em dezembro, o modelo Crown Sedan por volta de novembro e o modelo Crown Estate antes do final deste ano.
Construída com base na plataforma única da Crown, transmitida ao longo de gerações, a nova série Crown da Toyota apresenta-se em quatro modelos adaptados aos valores individuais e à diversidade de cada cliente. Como marca global originária do Japão, estes quatro modelos individuais anunciam a abertura do segundo capítulo da marca Crown.
Um deles é o tipo Sport, que é um SUV, mas numa nova forma que oferece um design mais atrativo, a que se junta uma experiência de condução mais divertida.
Pontos-chave
O Sport SUV pretende ser uma nova forma que apresenta um ambiente estimulante e criativo numa embalagem que é fácil de entrar, sair e conduzir e que oferece uma experiência de condução ágil e desportiva. Design mais desportivo e dinâmico que aumenta as expectativas em relação à experiência de condução.
Emoção desde o primeiro momento dentro do habitáculo, com um espaço interior que facilita a entrada e a condução, experiência de condução divertida através de um equilíbrio entre uma suspensão flexível de alta qualidade e uma condução ágil, para além de estar equipado com os mais recentes e avançados equipamentos de segurança
Sendo o modelo mais criativo da série Crown, a beleza era uma condição não negociável aquando do desenvolvimento do Sport. Para o conseguir, a Toyota pretendeu adicionar uma essência estimulante à simplicidade, o conceito de design da nova era Crown.
Com isto quis elevar o design a um nível de beleza sem precedentes, digno de um SUV Crown com o nome ‘Sport’, com uma aparência desportiva e dinâmica que quer entusiasmar à primeira vista.
O elemento mais caraterístico do Sport são os guarda-lamas traseiros que se estendem dramaticamente para fora, desde os pilares D até aos pneus traseiros. Enquanto os guarda-lamas aumentam a impressão de um centro de gravidade baixo e dinâmico, os pneus de grande diâmetro exterior realçam a presença do automóvel e contribuem para a sua postura apelativa.
Como uma evolução do Crossover, a face em forma de tubarão-martelo mantém as luzes diurnas de lente estreita dentro da área preta para criar uma expressão nítida e destemida. A expressão ampla também apresenta uma aparência mais desportiva.
Tal como o Crossover, o Sport vem equipado com pneus de 21 polegadas e jantes de alumínio. Mantendo a performance que proporciona um conforto de condução de alta qualidade, são mais largas e maiores para suportar a beleza do Sport desde o início.
Design interior
Empregando um design de arquitetura em ilha, os bancos do condutor e do passageiro são coordenados de forma assimétrica para afirmar a individualidade. O lado do condutor é uniformemente preto para aumentar a capacidade de concentração na condução, enquanto o lado do passageiro apresenta um material especial e um esquema de cores para criar uma atmosfera relaxante.
Os visores dos contadores estão agrupados horizontalmente para minimizar o movimento dos olhos, criando um espaço que permite ao condutor concentrar-se no prazer de conduzir sem confundir as operações.
Design de cores
Está disponível um total de seis cores de carroçaria única e cinco cores de carroçaria bi-tom. As cores bicolores realçam a bela forma do Sport, ao mesmo tempo que exprimem visões únicas do mundo. O esquema de cores do interior é adaptado a diversos valores, com um novo esquema em castanho-areia e preto que se identifica com estilos de vida naturais e flexíveis, construídos em torno de uma experiência de condução agradável.
Um espaço interior com uma atenção meticulosa aos pormenores para proporcionar a elevada qualidade de um Crown.
O Sport possui o primeiro teto regulador de som da Toyota, que reflecte os sons dentro do habitáculo para criar um espaço onde os ocupantes podem comunicar diretamente uns com os outros para facilitar as conversas.
Performance de condução orientada para a diversão, o Sport proporciona uma experiência de condução agradável que parece uma comunicação entre o condutor e o automóvel. É fornecido com um sistema de suspensão especialmente configurado para fornecer a força de aterramento e amortecimento que permite ao condutor compreender com precisão a intenção e as reações do automóvel. Em nome do desporto, este modelo vem com Direção Traseira Dinâmica (DRS) que foi afinada de forma ideal para o automóvel. Equilibra a agilidade a baixas velocidades com uma maior sensação de estabilidade a altas velocidades para proporcionar uma experiência de condução agradável num automóvel que responde como esperado.
Sistema híbrido paralelo de série de 2,5 litros
Tal como o Crossover, o Sport está equipado com um sistema híbrido de alta eficiência concebido para melhorar a eficiência e a performance. Oferece uma maior capacidade de resposta a baixas velocidades e uma aceleração direta a velocidades médias e altas através da utilização eficaz da energia elétrica, contribuindo assim para uma maior economia de combustível e silêncio.
O Sport está equipado com um motor de alta densidade de potência. Para além da aceleração apelativa que este proporciona, também fornece uma força motriz que permite a mudança de carga dianteira/traseira e o controlo da velocidade do automóvel com um toque subtil no pedal do acelerador.
Como resultado, o condutor pode desfrutar da sensação de controlo total em comunicação com o automóvel.
O PHEV vem com uma bateria de iões de lítio de grande capacidade recentemente desenvolvida. Esta proporciona uma autonomia de cruzeiro alargada no modo EV sem comprometer o espaço interior, o que permite o funcionamento em modo EV na maioria das deslocações diárias.
Desempenho de segurança
O mais recente sistema Toyota Safety Sense é de série no Sport. Inclui a Assistência à Condução Proactiva (PDA), que apoia a desaceleração e a direção do condutor em resposta a um veículo que o precede ou a uma curva. Outras características do Sport são o Toyota Teammate Advanced Drive (apoio em caso de congestionamento de trânsito) e o Advanced Park (com função remota) para reduzir a carga do condutor em determinadas condições de congestionamento de trânsito* em autoestradas e para ajudar a estacionar em segurança.
O Monitor de ângulo morto (BSM) e o Monitor de visão panorâmica (PVM) também são de série para aumentar o desempenho de segurança. O Sport está também equipado com a Assistência à Saída Segura (SEA), que utiliza os sensores BSM, para além da notificação da proximidade do veículo traseiro e da prevenção de colisões traseiras.
Incluindo o facto de o condutor estar virado para a frente, o Controlo de Velocidade de Cruzeiro por Radar e a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem estão ambos em funcionamento
Funcionalidades avançadas
O Sport vem equipado com o suporte Connected Navigation, que se liga ao Toyota Smart Center e utiliza os dados adquiridos no centro. No entanto, se a comunicação for interrompida e o carro for conduzido para fora da área do mapa retido, o sistema de navegação a bordo separado pode ainda ser utilizado. O amplo ecrã de 12,3 polegadas de alta definição permite uma apresentação clara do mapa e produz imagens bonitas.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários