Tesla regista 630 milhões de euros de prejuízo no primeiro trimestre de 2019
Acabou-se o período de graça da Tesla: o primeiro trimestre de 2019 registou um prejuízo de 702 milhões de dólares!
Elon Musk já o tinha antecipado num dos seus já famosos textos do Twitter, numa cambalhota completa depois de ter dito no início do ano que a Tesla registaria lucros em todos os trimestres de 2019. Foi o fim de dois trimestres consecutivos a gerar lucros para a Tesla.
Ainda assim, o valor de 630 milhões de euros de prejuízo foi menor que o registado em igual período de 2018, mas contas feitas á atividade da Tesla desde que abriu portas, oficialmente, em 2010, a empresa liderada por Elon Musk só conseguiu gerar lucros em quatro dos 36 trimestres de operação da Tesla. A receita da Tesla avançou 36% para 4,5 mil milhões de dólares. Segundo a Tesla, mas sem ser um registo GAAP (Principios de Contabilidade Geralmente Aceites), ou seja, segundo uma contabilidade não aceite pelo fisco americano, a margem de lucro foi de 20%.
Elon Musk enviou uma carta aos acionistas da empresa anunciando que a Tesla vai perder dinheiro, também, no segundo trimestre, mas que regressará aos lucros no terceiro trimestre de 2019.
Uma tentativa de amenizar aquele que terá sido um dos piores resultados de sempre por parte de Elon Musk, apesar da Tesla ter desenhado um programa de redução de custos, fechando espaços de venda, forçando as vendas “online” e despedindo colaboradores.
Para piorar a situação, a Tesla já não beneficia dos descontos fiscais para veículos elétricos em todos os mercados e a onda de interessados no Model 3 está a desvanecer-se. AO mesmo tempo, os gigantes do mercado automóvel estão a chegar e vêm bem armados.
Curiosamente, dois dias antes da revelação destes resultados nada animadores, Elon Musk convidou os investidores a experimentarem o sistema de condução autónoma da marca e fez afirmações tonitruantes como colocar um milhão de táxis sem condutor (robotáxis) nos Estados Unidos em 2020, estimando que esses veículos iriam oferecer um lucro anual de 30 mil dólares cada e que isso tornaria, financeiramente, inútil comprar outro carro que não um Tesla.
Analistas dizem que a Tesla terá de encontrar mais financiamento para as suas operações, pois no final do primeiro trimestre, a marca americana tinha 2.2 mil milhões de dólares em dinheiro no banco, uma redução sensível dos 3.7 mil milhões que tinha no final de dezembro de 2018. A este ritmo, a Tesla não vai ter dinheiro para se manter no ativo em seis meses. As vendas da Tesla caíram quase 30 mil unidades no primeiro trimestre de 2019, com muitas dificuldades em entregar o Model 3. Ao mesmo tempo, a marca anunciou o lançamento de novas versões do Model S e Model X mais acessíveis. Ações desesperadas para tentar aumentar vendas e os proveitos.
Não espanta, por isso, que muitos analistas elogiam a Tesla por ter colocado na ordem do dia os veículos elétricos, mas todos os sinais mostram que a empresa está a perder fôlego e que a machadada final acabará por ser dada quando a mudança para a eletrificação for completada e os grandes “players” tomarem conta do mercado.
E para piorar mais as coisas, o mercado americano parece ter esgotado o interesse pelos Tesla, pois segundo uma empresa de auditoria, a esmagadora maioria dos carros produzidos entre janeiro e março foi para exportação. Pelo que é muito ambicioso e prematuro dizer, como Musk disse, que “a Tesla vai quase triplicar o número de carros vendidos em toda a história da empresa em 2020.” Fanfarronice pura!
A Tesla espera vender entre 300 a 400 mil unidades em 2019 e diz que poderá produzir 500 mil unidades já este ano se a unidade de produção de Xangai chegar ao máximo de produção no final do ano. E para que os proprietários dos Tesla não se incomodem com os elevados preços dos seguros, a Tesla está a preparar um seguro próprio que, diz a casa americana “será muito mais competitivo que alguma coisa existente neste momento.” Mais não se sabe. Sabe-se que a Tesla já encomendou todas as ferramentas para a produção do Model Y, ficando por decidir se o carro será feito na Califórnia ou no Nevada.
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