Tesla perde mais de 600 milhões de euros e culpa atrasos de produção
Apesar de vendas robustas, a Tesla falhou na previsão do seus CEO, Elon Musk, pois ao invés de lucro no primeiro trimestre, a casa americana registou 702 milhões de dólares, qualquer coisa como 627 milhões de euros, nos primeiros três meses de 2019.
Alguma coisa estará fundamentalmente errada com a Tesla já que depois de anunciar que o dinheiro no banco daria para apenas 10 meses de laboração, o balanço dos três primeiros meses de 2019 seguiu na direção oposta daquilo que foi prometido por Elon Musk. Apesar de recordes de vendas do Model 3 na Europa e da eminente chegada dos táxis autónomos, a Tesla perdeu mais de 600 milhões de euros.
Falhando de forma evidente mais uma das suas predições, Musk já veio culpar os atrasos na produção do Model 3 bem como a redução sensível dos valores residuais dos envelhecidos Model S e Model X.
Segundo a Jato Dynamics, a Tesla vendeu, em março em toda a Europa, 14 652 unidades do Model 3, um valor que deu para ultrapassar as vendas do BMW Série 3 e do Audi A4. E daqueles, 5315 foram vendidos na Noruega, oferecendo ao Model 3 uma quota de mercado de 29%. O problema está no forte recuo das vendas nos EUA e algo que continua a ser uma dor de cabeça e que servirá de alerta para todos os outros construtores mundiais: a Tesla, desde 2010, nunca conheceu um exercício anual com lucros e só experimentou quatro trimestres com resultados positivos. Ou seja, em nove anos e 40 trimestres, só por quatro vezes as contas da Tesla foram positivas e nenhum balanço anual foi positivo.
E renovar a gama não está a ser fácil. A Tesla quer lançar em 2020 o Model Y, a versão SUV do Model 3, mas falta dinheiro para acabar a fábrica de Xangai, na China, que deveria entrar em funcionamento ainda, desenvolver o Roadster e o camião, o Tesla Semi. Depois, continuam a chegar relatórios de modelos da Tesla a pegarem fogo e a auto imolarem-se, aumentando as desconfianças dos consumidores.
Mas o pior para a Tesla é o aglomerar de rivais vindos das marcas tradicionais, como a Jaguar (i-Pace), Audi (e-tron), Mercedes (EQC) e o ataque da Volkswagen com o muito mais barato ID 3. E até a Ford está prestes a revelar o crossover elétrico inspirado no Mustang.
O lado positivo é que apesar de tudo isto, a Tesla continua com uma valorização bolsista verdadeiramente impressionante que vai resistindo a perdas superiores a 6,4 mil milhões de dólares. E isso tem irritado os construtores tradicionais com a Ford a colocar o dedo na ferida: se a Tesla perde mais de 6,4 mil milhões de dólares e a casa da oval azul ganhou nesse período de nove anos nada menos que 71,6 mil milhões de dólares, porque razão a Tesla vale 45 mil milhões de dólares e a Ford “apenas” 38 mil milhões de dólares?
Realmente não há explicação para esta situação. E os analistas e casas financeiras que recomendam a compra de ações da Tesla, apesar dos contínuos resultados negativos, entendem que há caminho para a sustentabilidade da Tesla e que há valor na tecnologia elétrica e na conectividade da empresa americana.
Veremos dentro de alguns meses se Elon Musk terá, ou não, de estender a mão para encontrar mais capital para manter a Tesla a funcionar.
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