Tesla diz que as suas baterias só se degradam 12% para lá dos 300 mil Km
Até aqui boa parte das dúvidas que os utilizadores ou putativos utilizadores de carros elétricos tinham, referia-se à autonomia das baterias, as formas e os pontos para recarregar a bateria, mas agora também já se fala da degradação das próprias baterias, algo que todos sabemos há muito, desde que os smartphones se massificaram. Logicamente, com o passar do tempo, da forma de utilização, estas perdem capacidade.
Como se sabe, as baterias alimentam o motor, no arranque, acelerações para manter a velocidade, regeneram quando se trava, mas isso não evita que tenham de ser carregadas com frequência.
Aqui, o primeiro conselho é não fazer carregamentos rápidos diários, consecutivos, pois é a forma de degradar mais rapidamente a bateria, que se deve manter sempre acima dos 80% mas não carregar sempre até aos 100%, muito menos deixar que a carga seja inferior a 10%. Se bem cuidada, uma bateria de um Veículo Elétrico, pode durar mais de 15 anos. Seja como for, com o tempo, as baterias perdem desempenho. No entanto, a Tesla diz que as suas baterias duram mais que a média.
Na apresentação do Tesla Impact Report 2022, a empresa americana revelou que de acordo com os seus dados, as baterias do Tesla Model S e do Tesla Model X só perdem 12% da sua capacidade depois de terem percorrido mais de 320 mil quilómetros. Segundo a Tesla, na Europa são substituídas mais cedo, com 240.000 quilómetros.
Se isto for verdade, como é lógico não temos forma de o comprovar, não só as baterias duram o mesmo ciclo de vida da maioria dos automóveis e se, mais uma vez, os números apresentados forem verdadeiros, o desempenho das baterias da Tesla está acima do que é normalmente anunciado pela maioria dos fabricantes de automóveis eléctricos. Resta saber se é mesmo assim, ou não…
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