Tesla a caminho do Algarve: porquê transformar 15 minutos em horas?
Aconteceu ainda antes do meio de agosto. Fez furor nas redes sociais, carros da Tesla, horas na fila para carregar baterias em estação de serviço em Alcácer do Sal, a caminho do Algarve. Houve quem gozasse com a situação, “A vantagem de ter um Tesla em férias… Várias horas de descanso para recarregar baterias”, lia-se numa publicação feita no dia 13 de agosto. Chegou ao Polígrafo SIC, que confirmou a veracidade, destacando que sucedeu num dia com maior movimento e apesar dos carregamentos rápidos serem de cerca de 20 minutos, talvez um pouco menos, muitos carros geraram filas de horas para alguns durante o dia todo. Falou-se em mais de 50 carros na fila.
Talvez não com este ‘calibre’, mas esta é uma situação que já foi vista várias vezes em várias áreas de serviço da A2, ou mesmo no IC1, entre o Algarve e Lisboa. Não exclusivo da Tesla, claro.
Mesmo com ‘Superchargers’, cujos atuais sistemas de carga rápida em Portugal atingem os 50kW e chegam até aos 250 kW por carro com os Superchargers da Tesla, neste ponto específico, o Restaurante Boa Viagem na EN5 em Alcácer do Sal tem 10 Superchargers, disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, até 150 kW, não há milagres e a ‘culpa’ do que se viu é o mau planeamento e a coincidência de muita gente ter optado viajar sem ponderar as horas de mais afluência.
Já se sabe que ninguém anda demasiado devagar na autoestrada ou mesmo na IC1, pelo que era de esperar muita gente a parar, e quando a isso se junta o facto da comunidade Tesla ser algo ‘fechada’, não se entende muito bem porquê encher aquele posto específico de Alcácer do Sal, quando há vários postos Mobi-e na A2. Que como é lógico que também carregam Tesla. O problema é que todos quiseram os carregadores rápidos, e por coincidência muitos ao mesmo tempo.
Não há muitas dúvidas que de Lisboa a Portimão, ou a Faro, qualquer Tesla a 120 Km/h faz a viagem sem parar, portanto para quem vem de Lisboa, só para se quiser.
Mas quem vem de localizações mais a norte, podia ter ido a Montemor-o-novo, onde há um Supercharger, ou mesmo carregado o carro antes de Lisboa, na Mealhada ou em Fátima, que também têm superchargers.
Seja como for, há poucos postos da Tesla em Portugal. E há versões distintas quando se pergunta porque não existem mais. A verdade é que a vender carros a este ritmo em Portugal, já teria de haver mais postos, mas na verdade se os carros se continuam a vender, parece não haver muita preocupação que a estrutura acompanhe o número de Tesla em Portugal.
Em resumo, foi uma situação anómala a que se passou, o problema foi que muitos pensaram no mesmo e juntaram-se ali todos, ou quase. Para muita gente, faltou melhor planeamento. Porque foram tantos à hora de ponta? Alguém pensou nisso?
Seja como for, o posto de Alcácer tem 10 Superchargers e ninguém perde (depende da autonomia da bateria de cada um) mais de 20 minutos a carregar e aos 10 de cada vez a espera nunca é demasiado longa, e se o foi nesse dia, se alguém teve que esperar horas, tinha a rede Mobi-e logo ali ao lado…
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