Tavascan cumpre ‘leitmotiv’ da Cupra: se podemos sonhá-lo, podemos criá-lo
Depois da apresentação internacional em Berlim, Jorge Diez, Diretor de Design da Cupra, fala sobre o significado de criar o Cupra Tavascan, o SUV coupé 100% elétrico, um automóvel que revoluciona o design da marca fruto da nova assinatura luminosa, o logótipo iluminado e uma inédita coluna interior central.
Para a marca, cada modelo novo começa com um exercício de criatividade por parte dos designers. Não há limites. Tem de ser algo diferente, que surpreenda, que defina o caminho futuro do design da marca. Talvez este modelo seja um exemplo de onde se quer chegar, ou tornar-se numa realidade tangível. É o caso do Cupra Tavascan. Em 2019 foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt como um concept car que surpreendeu pelas linhas arrojadas e um design que rompia todos os standards. Quatro anos depois, volta a surpreender o mundo na sua apresentação em Berlim, um modelo que não perdeu a sua essência, mantendo o leitmotiv da Cupra: se podemos sonhá-lo, podemos criá-lo.
Quando Jorge Diez, Diretor de Design da Cupra, e a sua equipa começaram a traçar as linhas de uma nova proposta de SUV coupé elétrico, sabiam que havia quem pensasse que era demasiado: “Quando se quer criar algo único, quando se quer criar uma personalidade forte, não se pode agradar a todos. Isso iria significar perder a nossa identidade. E não é isso que fazemos na Cupra”, diz Diez, acrescentando “como designers, somos obrigados a ultrapassar os limites sem pensar no que as pessoas dirão, a seguir o nosso próprio caminho. Foi isso que fizemos com o Cupra Tavascan. Não é uma resposta à mudança, é o veículo que a cria.”
Com uma forte vertente emocional, o Cupra Tavascan é o segundo automóvel 100% elétrico da marca. Um modelo com um carácter forte que exprime uma nova forma de fazer as coisas. “A parte dianteira confere-lhe um caráter desportivo único, associado ao design escultural e progressivo do capô, em forma de V. Juntos, criam uma poderosa sensação de tensão”, afirma o designer. A este conceito de design exterior soma-se a nova assinatura luminosa de três triângulos dos faróis. “São o novo ícone da marca que, juntamente com o logótipo iluminado permite, pela primeira vez, mostrar a forte identidade da Cupra.”
Novos conceitos para o primeiro da sua classe. Se o exterior do Cupra Tavascan foi uma evolução em direção ao futuro design da marca, o seu interior é ainda mais revolucionário. O caráter de que Diez fala é transportado para o interior com outro dos ícones mais representativos deste modelo, a sua coluna central. “Para nós, é uma obra de arte nunca antes vista, a peça mais icónica deste interior que mostra o esqueleto que suporta toda a consola flutuante para criar um interior esculpido e futurista”, diz o Diretor de Design da Cupra. “Estes elementos otimizam a sensação de espaço no habitáculo e, combinados com a iluminação interior progressiva, criam uma linguagem de design única e cheia de carácter”.
A apresentação internacional do Cupra Tavascan em Berlim, no passado mês de abril, foi o resultado de anos de trabalho e para a equipa de design não se tratou apenas de mais uma estreia. “Cada vez novo modelo que revelamos ao público significa um momento muito especial para nós. É um sonho tornado realidade depois de tanto trabalho. Simplesmente fantástico”, conclui Jorge Diez.
0 comentários