Suzuki apresenta novo sistema Strong Hybrid destinado ao Vitara
A Suzuki acaba de apresentar o seu novo sistema híbrido destinado a modelos como o Vitara e pediu aos engenheiros que o desenvolveram para nos explicar como tudo funciona.
O novo sistema Strong Hybrid do Suzuki Vitara já tem a capacidade de o fazer locomover em modo puramente elétrico durante curtos espaços de tempos, mas também de regenerar energia nos momentos de desaceleração e de travagem.
A energia captada será armazenada no sistema Power Back, que é o conjunto da bateria de iões de lítio de 140V e do inversor, para poder ser utilizada posteriormente para alimentar o motor elétrico MGU (Motor Generator Unit), com 33,4 cavalos de potência. Para completar o sistema, a Suzuki incluiu nesta nova versão um motor a gasolina de 1,5 litros com 102 cavalos de potência e uma caixa de velocidades automática de seis relações que otimiza o funcionamento de todos estes componentes.
Para nos explicar melhor o que está por trás do desenvolvimento deste projeto e para podermos descobrir todos os detalhes e diferenças do novo sistema da Suzuki, a própria marca enviou-nos as respostas dadas por Yuichi Uda e Kazuki Nagata, dois dos engenheiros da Suzuki, às perguntas mais frequentes que lhes foram colocadas.
Como decidiu a Suzuki desenvolver um Strong Hybrid?
“Durante o desenvolvimento da tecnologia Mild Hybrid, o primeiro passo da Suzuki na eletrificação da sua gama de veículos, começamos a pensar em dar mais um passo em direção a um sistema híbrido mais potente. Dado que a nossa caixa de velocidades robotizada (Auto Gear Shift ou AGS) era um sistema ligeiro, compacto e eficiente, pensamos que combinar o AGS com um motor traria várias vantagens para um sistema híbrido. Depois de lançar em 2016 um modelo para o segmento A equipado com um sistema Strong Hybrid no Japão, trabalhamos para melhorá-lo e trazê-lo para os modelos europeus dos segmentos B e C“. Uda
Em que consiste o desenvolvimento do sistema Strong Hybrid da Suzuki?
“Trata-se de fazer um sistema híbrido que combina um único motor e a caixa AGS, um esquema perfeito para desenvolver automóveis leves e econômicos. Além disso, aproveitando as vantagens da caixa AGS, trabalhámos para obter uma sensação de condução agradável, inclusive num automóvel híbrido“. Uda
Quais são as diferenças para um Mild Hybrid?
“A principal diferença é que a tecnologia Strong Hybrid permite que o automóvel funcione utilizando apenas o motor elétrico, enquanto o Mild Hybrid não. Outra diferença é que o sistema Strong Hybrid aproveita a maior parte da energia que é gerada durante a desaceleração, uma vez que o sistema regenera energia inclusive quando o travão esta acionado, enquanto que o Mild Hybrid só pode regenerar durante a condução por inercia quando não se está a pressionar o pedal do acelerador. Para além disso, quando se viaja em velocidade de cruzeiro, o sistema faz funcionar o motor elétrico para carregar a bateria nos momentos em que é mais eficiente fazê-lo“. Nagata
Em que aspetos colocaram um especial empenho?
“Concentrei-me em garantir que todos os elementos do sistema de propulsão funcionam unidos de uma forma cooperativa e eficiente. Por exemplo, o motor elétrico e o motor térmico devem trabalhar juntos para conseguir que todo o conjunto funcione de forma mais eficiente“. Nagata
“O sistema híbrido deve ter um excelente respeito pelo meio ambiente sem sacrificar as sensações de condução. Para isso, aproveitamos a caixa AGS para aperfeiçoar a sensação direta das passagens de caixa com a ajuda do motor elétrico, ao mesmo tempo em que conseguimos uma aceleração mais suave ao contar com um motor que compensa a perda de binário durante as passagens de caixa“. Uda
Qual foi a parte mais difícil neste trabalho de desenvolvimento?
“Para fabricar um híbrido leve e compacto, é preciso ter especial cuidado com o tamanho do motor e não esquecer a potência. Foi difícil exprimir o máximo rendimento do motor elétrico para converter um motor pequeno num Strong Híbrido capaz de satisfazer os nossos clientes“. Nagata
O que gostou mais neste trabalho de desenvolvimento?
“Foi muito entusiasmante desenvolver o sistema Strong Hybrid exclusivo da Suzuki, que é o primeiro deste tipo no mundo. Fiquei encantado quando a imprensa automobilística japonesa disse: “É um híbrido muito Suzuki.” Estou ansioso para ouvir a opinião dos clientes e jornalistas europeus“.
O que significa para vocês a tecnologia ambiental da Suzuki?
“Um sistema que exigisse um motor com um custo elevado e de alto desempenho só poderia ser instalado em veículos maiores. O sistema híbrido da Suzuki é pequeno, leve e tem uma elevada relação qualidade-preço, mas com um ótimo rendimento. Além disso, pode ser utilizado em qualquer veículo“. Nagata
“Acredito que a tecnologia baseada no lema da Suzuki “mais pequeno, mais simples, mais leve, mais curto e mais limpo” aliada ao nosso foco em conseguir uma sociedade sustentável, é o caminho certo para minimizar o impacto no meio ambiente“. Uda
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