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Suzuki apresenta novo sistema Strong Hybrid destinado ao Vitara

By on 11 Abril, 2022

A Suzuki acaba de apresentar o seu novo sistema híbrido destinado a modelos como o Vitara e pediu aos engenheiros que o desenvolveram para nos explicar como tudo funciona.

O novo sistema Strong Hybrid do Suzuki Vitara já tem a capacidade de o fazer locomover em modo puramente elétrico durante curtos espaços de tempos, mas também de regenerar energia nos momentos de desaceleração e de travagem.

A energia captada será armazenada no sistema Power Back, que é o conjunto da bateria de iões de lítio de 140V e do inversor, para poder ser utilizada posteriormente para alimentar o motor elétrico MGU (Motor Generator Unit), com 33,4 cavalos de potência. Para completar o sistema, a Suzuki incluiu nesta nova versão um motor a gasolina de 1,5 litros com 102 cavalos de potência e uma caixa de velocidades automática de seis relações que otimiza o funcionamento de todos estes componentes.

Para nos explicar melhor o que está por trás do desenvolvimento deste projeto e para podermos descobrir todos os detalhes e diferenças do novo sistema da Suzuki, a própria marca enviou-nos as respostas dadas por Yuichi Uda e Kazuki Nagata, dois dos engenheiros da Suzuki, às perguntas mais frequentes que lhes foram colocadas.

Como decidiu a Suzuki desenvolver um Strong Hybrid?

Durante o desenvolvimento da tecnologia Mild Hybrid, o primeiro passo da Suzuki na eletrificação da sua gama de veículos, começamos a pensar em dar mais um passo em direção a um sistema híbrido mais potente. Dado que a nossa caixa de velocidades robotizada (Auto Gear Shift ou AGS) era um sistema ligeiro, compacto e eficiente, pensamos que combinar o AGS com um motor traria várias vantagens para um sistema híbrido. Depois de lançar em 2016 um modelo para o segmento A equipado com um sistema Strong Hybrid no Japão, trabalhamos para melhorá-lo e trazê-lo para os modelos europeus dos segmentos B e C“. Uda

Em que consiste o desenvolvimento do sistema Strong Hybrid da Suzuki?

Trata-se de fazer um sistema híbrido que combina um único motor e a caixa AGS, um esquema perfeito para desenvolver automóveis leves e econômicos. Além disso, aproveitando as vantagens da caixa AGS, trabalhámos para obter uma sensação de condução agradável, inclusive num automóvel híbrido“. Uda

Quais são as diferenças para um Mild Hybrid?

A principal diferença é que a tecnologia Strong Hybrid permite que o automóvel funcione utilizando apenas o motor elétrico, enquanto o Mild Hybrid não. Outra diferença é que o sistema Strong Hybrid aproveita a maior parte da energia que é gerada durante a desaceleração, uma vez que o sistema regenera energia inclusive quando o travão esta acionado, enquanto que o Mild Hybrid só pode regenerar durante a condução por inercia quando não se está a pressionar o pedal do acelerador. Para além disso, quando se viaja em velocidade de cruzeiro, o sistema faz funcionar o motor elétrico para carregar a bateria nos momentos em que é mais eficiente fazê-lo“. Nagata

Em que aspetos colocaram um especial empenho?

Concentrei-me em garantir que todos os elementos do sistema de propulsão funcionam unidos de uma forma cooperativa e eficiente. Por exemplo, o motor elétrico e o motor térmico devem trabalhar juntos para conseguir que todo o conjunto funcione de forma mais eficiente“. Nagata

O sistema híbrido deve ter um excelente respeito pelo meio ambiente sem sacrificar as sensações de condução. Para isso, aproveitamos a caixa AGS para aperfeiçoar a sensação direta das passagens de caixa com a ajuda do motor elétrico, ao mesmo tempo em que conseguimos uma aceleração mais suave ao contar com um motor que compensa a perda de binário durante as passagens de caixa“. Uda

Qual foi a parte mais difícil neste trabalho de desenvolvimento?

Para fabricar um híbrido leve e compacto, é preciso ter especial cuidado com o tamanho do motor e não esquecer a potência. Foi difícil exprimir o máximo rendimento do motor elétrico para converter um motor pequeno num Strong Híbrido capaz de satisfazer os nossos clientes“. Nagata

O que gostou mais neste trabalho de desenvolvimento?

Foi muito entusiasmante desenvolver o sistema Strong Hybrid exclusivo da Suzuki, que é o primeiro deste tipo no mundo. Fiquei encantado quando a imprensa automobilística japonesa disse: “É um híbrido muito Suzuki.” Estou ansioso para ouvir a opinião dos clientes e jornalistas europeus“.

O que significa para vocês a tecnologia ambiental da Suzuki?

Um sistema que exigisse um motor com um custo elevado e de alto desempenho só poderia ser instalado em veículos maiores. O sistema híbrido da Suzuki é pequeno, leve e tem uma elevada relação qualidade-preço, mas com um ótimo rendimento. Além disso, pode ser utilizado em qualquer veículo“. Nagata

Acredito que a tecnologia baseada no lema da Suzuki “mais pequeno, mais simples, mais leve, mais curto e mais limpo” aliada ao nosso foco em conseguir uma sociedade sustentável, é o caminho certo para minimizar o impacto no meio ambiente“. Uda

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