Suzuki: e VITARA é a nova aposta 100% elétrica
Primeira fábrica de combustíveis renováveis da Península Ibérica começou a laborar

Suzuki: 20 anos de presença na Península Ibérica

By on 18 Maio, 2023

Foi há 20 anos que a Suzuki se estabeleceu na Península Ibérica com o intuito se de aproximar mais dos seus clientes. A Suzuki Motor Ibérica festeja um marco importante na sua vida, num mercado onde a marca sempre teve boa aceitação.

Ao longo destas duas décadas, a Suzuki Ibérica comercializou 160.000 automóveis em Espanha, 2.500 em Portugal (desde 2015), e ofereceu o seu serviço de pós-venda aos mais de 260.000 automóveis da marca que fazem parte do seu parque automóvel.

Estávamos em 2003, quando a Suzuki criou a sua própria filial em Espanha para distribuir, comercializar e prestar assistência aos automóveis Suzuki importados das fábricas do Japão, Hungria e Índia. Em 2014, a Suzuki Motor Ibérica absorveu a Suzuki Motor Espanha, uma filial da Suzuki Motor Corporation dedicada à fabricação e comercialização de motos.

A nova Suzuki Motor Ibérica iniciou o seu percurso com Koji Tarumoto à frente, uma equipa de 32 pessoas, uma rede de 63 concessionários e um centro logístico de peças em Manzanares (Ciudad Real). Vinte anos depois, a marca conta com 60 colaboradores, 63 concessionários de automóveis em Espanha e Andorra, 12 em Portugal e 53 concessionários de motos em Espanha e Andorra, com uma presença sólida na Península Ibérica.

Nomes como o Grand Vitara, Ignis, Jimny, Jimnny PRO, Swift, Swift Sport, Vitara, entre muitos outros foram construindo o nome da marca por cá. Agora, a gama de modelos da Suzuki oferece cinco tecnologias híbridas e sete modelos eletrificados. O Suzuki Ignis, Swift, Swift Sport, Vitara e S-Cross Mild Hybrid têm hibridização leve (MHEV) com sistemas de 12 volts para os dois primeiros e 48 V para os três restantes. O Suzuki Swace, o Vitara e o S-Cross Strong Hybrid têm diferentes sistemas híbridos auto recarregáveis; enquanto que o Across possui um sistema híbrido plug-in (PHEV) que oferece 75 km de autonomia em modo elétrico (WLTP), sem gerar emissões poluentes.

Esta gama representa também o carácter aventureiro da Suzuki, a única marca que oferece até três sistemas de tração integral diferentes, demonstrando a sua experiência com tecnologias que tornam a condução mais segura e permitem descobrir novos horizontes. Os Suzuki Ignis, Swift, Vitara, S-Cross, Across e Jimny Pro dispõem de diferentes versões do lendário sistema de tração AllGrip 4×4, adaptado a diferentes tipos de automóveis.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)