Stellantis torna-se acionista estratégico da Leapmotor: “beneficiar ao invés sermos vítimas”
A Stellantis revelou estar a fazer um investimento que lhe permite adquirir cerca de 20% de participação no capital do fabricante chinês de veículos elétricos, Leapmotor.
Num contexto em que os grandes fabricantes de automóveis tentam lidar com a ‘ofensiva elétrica’ chinesa, este acordo permite à Stellantis acesso à tecnologia avançada da empresa chinesa, ganhando com isso tempo e conhecimento precioso para levar a cabo o seu plano.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis disse aos jornalistas, citado pela Reuters que “a ofensiva chinesa é visível em todo o lado e com este acordo, podemos beneficiar em vez de sermos vítimas dela”.
Portanto, a aproveitando os pontos fortes de ambas as empresas, a Stellantis e a Leapmotor dão origem a uma relação estratégica global que visa criar uma unidade de mobilidade de Veículos Elétricos altamente competitiva e eficiente na China e em todo o mundo e no horizonte está o estabelecimento duma joint venture Leapmotor International, concebida para acelerar e expandir as vendas globais dos rentáveis produtos de alta tecnologia da Leapmotor, tirando partido dos grandes ativos e da experiência comercial da Stellantis em todo o mundo.
A Leapmotor é um dos líderes tecnológicos chineses em veículos de novas energias (NEV, new energy vehicle) de mais rápido crescimento, com um modelo de integração vertical único e um conjunto completo de capacidades internas de I&D e de fabrico e a Stellantis é uma das maiores empresas de mobilidade, classificada entre os fabricantes de automóveis mais rentáveis e eficientes do mundo.
Deste modo, a Stellantis irá tirar partido do ecossistema de veículos elétricos com tecnologia de ponta da Leapmotor na China para ajudar a cumprir os principais objetivos de eletrificação do plano estratégico DareForward 2030, ao mesmo tempo que mantém a possibilidade de explorar novas sinergias com o seu parceiro.
O investimento da Stellantis permite-lhe adquirir cerca de 20% de participação no capital, tornando-se um acionista significativo e conferindo-lhe dois lugares no Conselho de Administração.
“À medida que se desenrola a consolidação entre as empresas emergentes de veículos elétricos na China, torna-se cada vez mais evidente que um conjunto de empresas eficientes e ágeis da nova geração de veículos elétricos, como a Leapmotor, virá a dominar os segmentos principais na China”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Cremos que é o momento perfeito para assumir um papel de liderança no apoio aos planos de expansão global da Leapmotor, um dos mais impressionantes novos atores de VE que tem uma mentalidade empreendedora e tecnológica semelhante à nossa. Através deste investimento estratégico podemos preencher um espaço vazio no nosso modelo de negócio e beneficiar da competitividade da Leapmotor, tanto na China como fora dela.
Quero agradecer ao Sr. Zhu Jiangming e às equipas de ambas as partes das nossas grandes empresas pela sua liderança e colaboração na criação desta nova oportunidade para ambos.”
“Hoje é um grande marco na história da Leapmotor e estou entusiasmado por testemunhar este momento em conjunto com o Sr. Tavares e a sua equipa”, disse o fundador e CEO da Leapmotor, ZhuJiangming. “Desenvolvido com todas as nossas capacidades tecnológicas internas, a Leapmotor traz para o mercado os melhores produtos EV da sua classe de uma forma mais competitiva em termos de custos. Acreditamos em parcerias vantajosas para todos, formadas por intervenientes fortes num ambiente em rápida evolução. Ao trabalhar com a Stellantis, continuaremos a ser inovadores e criativos em termos de sinergias tecnológicas e comerciais e levaremos os veículos elétricos da Leapmotor para o mercado mundial.”
Focada no mercado de gama média-alta, sendo o maior segmento e de crescimento mais rápido na China, a Leapmotor entregou aproximadamente 111.000 unidades de veículos NEV em 2022, colocando-a no primeiro posto entre os fabricantes de automóveis NEV puros da China. Nos próximos três anos, espera-se que o plano de produtos da Leapmotor cubra toda a gama de segmentos de A a E, com base numa arquitetura técnica com três plataformas altamente escaláveis com grupos propulsores BEV e EV com extensor de autonomia.
A Leapmotor foi a primeira empresa dedicada aos veículos elétricos a implementar a tecnologia Cell-to-Chassis em grande escala e, a sua nova arquitetura elétrica e eletrónica Four-LeafCloverLeap 3.0, controlada centralmente, consegue uma colaboração perfeita e eficiente entre os principais componentes dos veículos elétricos inteligentes. O seu modelo único de integração vertical maximiza a escalabilidade, permitindo à Leapmotor responder rapidamente às necessidades dos clientes.
Fundada no início de 2021, mas combinando mais de um século de experiência, a Stellantis possui 14 marcas automóveis emblemáticas e dois negócios de mobilidade que visam proporcionar liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos, aproveitando as operações industriais em mais de 30 países com clientes em mais de 130 mercados.
Em 2022, a Stellantis expediu mais de 6 milhões de veículos, com receitas líquidas de 179,5 mil milhões de euros e um lucro líquido de 16,8 mil milhões de euros. No primeiro semestre de 2023, a empresa teve receitas líquidas de 98,4 mil milhões de euros e um lucro líquido de 10,9 mil milhões de euros, bem como uma das margens de resultado operacional ajustado (AOI) mais elevadas do setor, com 14,4 %.
A Stellantis investirá mais de 50 mil milhões de euros na próxima década em eletrificação para cumprir os objetivos do plano estratégico DareForward 2030 e assim atingir 100% das de automóveis de passageiros e 50% das vendas de automóveis de passageiros e de comerciais ligeiros nos Estados Unidos em veículos BEV até 2030.
Para atingir estes objetivos de vendas, a empresa está a garantir aproximadamente 400 GWh de capacidade de baterias, incluindo o apoio de seis fábricas de baterias na América do Norte e na Europa. A Stellantis está no bom caminho para se tornar uma empresa com zero emissões líquidas de carbono até 2038, incluindo todos os âmbitos da empresa, com uma compensação percentual de um dígito das emissões restantes.
Paralelamente a esta mudança estratégica, a Stellantis continua empenhada no seu modelo de negócio de ativos ligeiros para as suas marcas estrangeiras na China.
A transação está sujeita às condições habituais de fecho, incluindo aprovações regulamentares.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários